Inteligência artificial aterrissa no aeroporto de Guarulhos

Novidade auxilia o monitoramento das temperaturas corporais dos passageiros na prevenção da Covid-19

GRU conta a inteligência artificial para aferição da temperatura corporal | Divulgação/Mauricio Simonetti
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, o maior da América Latina, agora conta a inteligência artificial no auxílio da aferição da temperatura corporal dos que precisam passar por lá. A tecnologia tem capacidade de analisar até cinco mil pessoas a cada 30 minutos, por meio das câmeras térmicas instaladas pelo local.

Caso os passageiros apresentem febre (temperatura superior a 37,8ºC), um dos principais sintomas do novo coronavírus, eles serão identificados e encaminhados ao posto médico para atendimento. As atividades no Terminal 1 do aeroporto continuam suspensas, portanto, as câmeras estão disponíveis apenas no Terminal 2, que concentra 90% do fluxo de passageiros. 

Os voos internacionais, que passam pelo Terminal 3, continuarão com a aferição de forma manual e realizada por uma equipe médica nos portões de embarque. Além de Guarulhos, os aeroportos da Espanha, Turquia, Chile, Argentina e Colômbia também utilizam o equipamento.

Tecnologia no Brasil 

Em Salvador (BA),  as estações de metrô Lapa e Pirajá, que recebem o maior fluxo de pessoas por dia na capital da baiana, também ganharam câmeras sensoriais que estão em funcionamento desde 1 de junho. 

A partir de julho, Blumenau (SC) também vai monitorar os visitantes dos parques Vila Germânica e Ramiro Ruediger. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria de Turismo do estado com empresas privadas e além da aferição da temperatura, a iniciativa também poderá controlar quem estiver usando a máscara inadequadamente ou não usando. (Por Kiara Mila Goulart/MTur)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES