Inteligência artificial traz soluções para área da saúde

A otimização dos processos e a possibilidade de diagnósticos mais precisos e em curto espaço de tempo têm atraído as organizações de saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tecnologia que representa a capacidade de aprendizado das máquinas para tomada de decisões e resolução de problemas, a Inteligência Artificial (I.A.) vem revolucionando indústrias e mercados, especialmente na área da saúde.

A otimização dos processos e a possibilidade de diagnósticos mais precisos e em curto espaço de tempo têm atraído as organizações de saúde, que apostam cada vez mais nas ferramentas de I.A., obtendo retornos positivos.

De acordo com o professor, doutor Pedro de Alcântara, especialista na área de Ciência da Computação, a Inteligência Artificial é toda e qualquer tecnologia que tem a capacidade de aprender com o tempo e ajudar na tomada de decisões. “O grande objetivo de uma I.A. é ajudar a solucionar um problema e ela pode ser aplicada em vários contextos. No caso dos planos de saúde, a ferramenta pode auxiliar na hora da regulação de procedimentos e na auditoria”, afirma.

Quando se fala em gestão em saúde, dentre os vários benefícios da tecnologia, a agilidade nos processos de tomada de decisão é um dos mais importantes. Um exemplo da aplicação da inteligência artificial neste contexto é o sistema que está modernizando a regulação de procedimentos médicos do IASPI Saúde, plano de autogestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI).

O sistema é uma ferramenta de Inteligência Artificial que possui a capacidade de reconhecer padrões de necessidade para a realização de nove tipos de exames de alto custo, o que reduz consideravelmente o tempo de espera para autorização destes procedimentos pelo plano. Antes da instalação do sistema, a autorização destes exames era realizada de forma presencial na sede do Instituto. Agora, a solicitação é feita totalmente on-line.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES