Intenção de viajar nos próximos 6 meses mais que dobra

Dados do Kayak também apontam preferência dos viajantes por turismo doméstico e de proximidade

As praias brasileiras estão entre os destinos mais cotados pelos viajantes | Vitor Jubini/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As praias brasileiras estão entre os destinos mais cotados pelos viajantes. Crédito: Vitor Jubini/MTur

Cada vez mais pesquisas de opinião constatam a retomada das atividades turísticas e o turismo doméstico como ator principal neste cenário. Um levantamento recente realizado pela plataforma de busca de viagens Kayak aponta que 55% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses. O número é mais que o dobro registrado em maio pela mesma pesquisa.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a mudança no comportamento dos turistas mostra que eles estão se sentindo mais seguros para viajar e que segurança é um dos pilares que norteiam as ações do MTur para a retomada do turismo. “Estamos tendo uma ótima adesão ao Selo Turismo Responsável e isso contribuiu para uma retomada consciente. Daqui pra frente esta será a realidade: a volta gradual do turismo e, junto a ela, a volta de emprego e renda à população”, afirmou o ministro.

O estudo realizado pelo Kayak também confirma a tendência de aumento da procura por atrações nacionais e mais próximas do viajante: 49% dos entrevistados afirmaram que pretendem viajar pelo país e 27% pelo próprio estado. Os destinos de praia e natureza estão no topo da lista de desejos e as viagens em família são a principal motivação de 63% dos brasileiros entrevistados.

Segundo os dados, os hotéis seguem sendo a preferência dos viajantes, porém há uma crescente nos aluguéis de temporada e acomodações alternativas, como cabanas, chalés e casas de campo. O principal meio de transporte para viajar apontado pelos entrevistados foi o aéreo, seguido de carro próprio e, em terceiro lugar, carro alugado.

PESQUISA ELO – A pesquisa “Impactos Econômicos da Covid-19 no Turismo”, realizada pela operadora de cartão de crédito Elo, aponta que, no compilado das transações de débito e crédito, o aluguel de veículos e a hotelaria tiveram a melhor performance de outubro dentre os setores analisados: a locação de carros teve aumento de 5% em comparação aos meses pré-pandemia (de janeiro e fevereiro), e os gastos com hospedagem estão quase alcançando os mesmos níveis do período anterior ao conoravírus, uma vez que apresentaram queda de apenas 4% no mês passado. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES