'Acreditamos em ataque terrorista', diz Merkel sobre atropelamento

Imprensa alemã identifica motorista como paquistanês de 23 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou nesta segunda-feira que o atropelamento que matou 12 pessoas em um mercado de Berlim está sendo oficialmente tratado como um ataque terrorista. Os investigadores interrogam um suspeito de dirigir o caminhão que avançou sobre o mercado de Natal e já haviam reforçado mais cedo a suposição de que o este foi um ato deliberado. Forças especiais de segurança também fizeram uma operação de busca em um abrigo para refugiados da capital alemã durante a madrugada. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, que deixou ainda 48 feridos.

Nesta manhã, Merkel agradeceu o trabalho dos socorristas e expressou profunda tristeza pelo que chamou de um ato horrível. E ainda disse que visitará o local atingido pelo caminhão com o prefeito de Belim, Michael Müller, e o ministro do Interior, Thomas de Mizière, após se reunir com o seu gabinete.

— Esperamos que as pessoas se recuperem e possam continuar a viver depois deste dia horrível. Com base nas informações que temos, nós acreditamos que este foi um ataque terrorista. Este episódio indescritível será severamente punido de acordo com as nossas leis — declarou a chanceler em um pronunciamento televisionado.

Segundo o jornal alemão "Bild", o motorista suspeito de dirigir o caminhão tinha 23 anos e foi identificado como Naved B. O jovem, de origem paquistanesa, teria chegado à Alemanha há cerca de um ano pela rota dos Bálcãs. Ele não estava na mira de forças de segurança por atividades suspeitas ou possíveis conexões extremistas. Nesta terça-feira, os investigadores alemães interrogam o suspeito, mas sem oferecer detalhes sobre a sua identidade.

"Estamos interrogando um suspeito. Nós ainda não sabemos nada, mas não vamos descansar até que isto tenha sido totalmente esclarecido. Não quero falar sobre um ataque, embora haja muitos pontos para ele", disse Thomas de Maizière, ministro do Interior da Alemanha.

MERKEL SOB PRESSÃO

Enquanto o atentado aumenta o clima de tensão na Europa, que viveu uma série de ataques terroristas nos últimos meses, a chanceler reconheceu que seria particularmente difícil para o país se o atentado tiver sido cometido por um refugiado. Líderes populistas europeus já se pronunciaram sobre a história, com fortes declarações anti-imigração — e, inclusive, responsabilizando Merkel pelo atentado, uma vez que seu governo abriu as portas do país aos refugiados frente à grave crise migratória do ano passado.

— Eu sei que seria particularmente difícil de aceitar para todos nós se fosse confirmado que a pessoa que cometeu este crime pediu proteção e abrigo na Alemanha. Isto seria particularmente repulsivo frente aos muitos, muitos alemães que se dedicaram dia após dia para ajudar refugiados e frente às muitas pessoas que precisam da nossa proteção e tentam se integrar ao nosso país — disse Merkel.

A chanceler também já sofre pressão entre os seus aliados por mudanças na sua política migratória. Após o ataque, ressoam pedidos para que sejam reformulados os procedimentos de segurança e de recepção a refugiados entre os conservadores da coalizão da chanceler.

— Nós devemos isso às vítimas, àqueles que foram afetados (pelo ataque) e a toda a população: repensar a nossa política de imigração e segurança após o ataque — disse Horst Seehofer, líder da União Social Cristã (CSU), partido bávaro irmão dos democratas-cristãos (CDU), de Merkel

Como parte da investigação, uma unidade especial da polícia alemã fez uma operação de busca em um abrigo para refugfiados em Berlim, onde o suposto motorista do caminhão havia sido registrado. A operação aconteceu às 04 horas da manhã (horário local) desta terça-feira, cerca de oito horas após o caminhão avançar sobre o mercado. No local vivem cerca de 2 mil refugiados e ninguém foi preso. Os investigadores apreenderam apenas um laptop e um telefone celular.

VÍTIMA MORTA A TIROS

Dentre os 12 mortos, está um homem encontrado dentro do caminhão e identificado como cidadão polonês. A polícia alemã afirmou que ele não estava dirigindo o veículo no momento do ataque ao mercado popular. Nesta terça-feira, ficou confirmado que ele foi morto a tiros

— Entre as vítimas está uma pessoa que foi assassinada a tiros — informou o ministro do Interior do estado regional vizinho de Berlim, Karl-Heinz Schroeter. — Trata-se de um cidadão polonês que é uma vítima e não um agressor.

O caminhão invadiu a feira de Natal em frente à igreja luterana Gedächtniskirche, um memorial mantido da Segunda Guerra Mundial. Uma foto publicada pelo “Morgenpost” mostra mesas e cadeiras danificadas.

O site "Visit Berlin" descrevia o mercado da Breitscheidplatz como ponto ideal para encontrar "artesanato, decorações de Natal, roupas de inverno, brinquedos para crianças e acessórios cuidadosamente concebidos". Além disso, segundo o site, há pequenos carrosseis que "iluminam os olhos das crianças e acrescentam um charme nostálgico ao mercado".

O veículo pertence a uma empresa da Polônia e está registrado na cidade polonesa de Gdansk. O dono da empresa, identificado apenas como Ariel Zurawski, disse em entrevista à rádio TVN24 que seu primo esteve viajando a Berlim no caminhão envolvido no acidente e que ele passaria a noite na cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES