Favorito africano a papa é criticado por ligar gays a pedofilia

Em entrevista à rede CNN, ele disse que a África registra menos casos de abuso .

Peter Turkson | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cotado para ser o primeiro papa negro e um dos favoritos para suceder Bento 16 no conclave, o cardeal Peter Turkson, de Gana, entrou na última terça-feira (19) na mira de vítimas de pedofilia na igreja após ligar a prática ao homossexualismo.

Em entrevista à rede CNN, ele disse que a África registra menos casos de abuso porque muitos povos do continente reprovam o relacionamento de pessoas do mesmo sexo.

"Os sistemas tradicionais da África protegem sua população dessa tendência. Em muitas comunidades e culturas, o homossexualismo e as relações de [pessoas do] mesmo sexo não são toleradas", afirmou Turkson.

A ONG americana Snap. que atende vítimas de pedofilia, afirmou em nota que o comentário é "horrível" e "desqualifica" o cardeal de Gana para liderar a igreja.

A entidade citou estudos sustentando que a pedofilia seria uma prática tão comum entre homossexuais quanto entre heterossexuais.

"As declarações do cardeal são inaceitáveis. Se ele for eleito o novo papa, a igreja vai jogar sal nas feridas das vítimas e mandar um sinal claro de que os padres criminosos não serão punidos", disse a presidente da Snap, Barbara Blaine. De perfil conservador, Turkson lidera em diversas bolsas de apostas para futuro papa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES