Após três meses, líder de Hong Kong anuncia fim da lei de extradição

Medida era uma das cinco demandas dos manifestantes que ocupam as ruas da cidade desde junho.

| Imagem: REUTERS / Thomas Peter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo a uma demanda dos manifestantes que ocupam as ruas de Hong Kong desde junho, a chefe do Executivo local, Carrie Lam , anunciou nesta quarta-feira o cancelamento da lei que permitiria extradições para a China continental,medida que deu origem aos protestos na região administrativa especial chinesa. O aceno de Lam, entretanto, não deverá ser suficiente para satisfazer os opositores, que mantêm outras quatro reivindicações, incluindo a de eleições diretas para o comando da cidade.

Carrie Lam durante entrevista coletiva, em julho Foto: ANTHONY WALLACE / AFP 

"O governo retirará oficialmente o projeto de lei para apaziguar por completo as preocupações da população"   declarou Lam em  pronunciamento pela TV.

Anunciado por Lam no início de junho, com o pretexto imediato de resolver a situação legal de um cidadão de Hong Kong que havia matado a namorada em Taiwan e fugido de volta para a cidade, o projeto de lei foi visto pelos manifestantes como um desafio à autonomia política, jurídica e administrativa da cidade em relação a Pequim — no modelo conhecido como "um país, dois sistemas" , estabelecido quando Hong Kong foi devolvida à China pelos britânicos, em 1997.

No dia 15 do mesmo mês, conforme os protestos tornavam-se cada vez mais violentos, a chefe do Executivo chegou a anunciar a suspensão da tramitação da medida no Legislativo local, mas os manifestantes afirmaram que só ficariam satisfeitos com seu cancelamento. Desde então, os confrontos entre manifestantes e a polícia local tornaram-se comuns. Mais de 900 pesoas foram detidas.

Protestos chegam ao fim. Imagem: REUTERS / Thomas Peter.

Com o agravamento da crise política e dos desafios à soberania chinesa no território, os protestos ganharam novas demandas: 

1- Uma investigação independente sobre a violência policial;

2- A anistia de todos os detidos durante as manifestações, que os atos não sejam designados como "rebelião" (o que, pela lei local, deixaria os condenados sujeitos a até 10 anos de prisão);

3- Eleições diretas para o chefe do Executivo, atualmente escolhido por uma comissão de 1.200 pessoas majoritariamente favoráveis à Pequim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES