Arizona remove muro de contêineres improvisado na fronteira com o México

Estrutura, que custou US$ 100 milhões, havia sido instalada pelo ex-governador republicano sob justificativa de combater a migração ilegal.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ser processado por Washington, por colocar contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, Ducey, derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição, concordou em removê-los, em dezembro passado.

"Não conseguia acreditar que o governador Ducey achou que isso fosse uma boa ideia", comentou a moradora do Arizona Debbie McGuire, enquanto um caminhão avançava pela estrada empoeirada levando um contêiner vazio.

Trabalhadores removem contêineres instalados para formar um muro na fronteira do estado americano do Arizona com o México. — Foto: Robyn Beck/AFP 

"É absolutamente ridículo instalar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe", acrescentou. "É um desperdício total do dinheiro do contribuinte."

A iniciativa do muro de contêineres de Ducey começou em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, com críticos que consideravam se tratar de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não faria diferença no número de travessias ilegais de fronteira.

O Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México, incluindo áreas de preservação, parques nacionais, zonas militares e reservas indígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES