Arthur chega à Carolina do Norte como furacão da categoria dois

Ao menos 6.500 pessoas já ficaram sem energia elétrica e onze condados decretaram o estado de emergência

Furacão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Arthur atingiu a costa do estado americano da Carolina do Norte na madrugada desta sexta-feira, como furacão da categoria dois na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O furacão tocou a terra às 23H15 locais (00H15 Brasília), na zona de Shackleford Banks, entre Cabo Lookout e Beaufort, com ventos de 160 km por hora, segundo o NHC.

Arthur havia se tornado furacão da categoria 2 às 22H00 de Brasília, quando estava a 165 km ao sudoeste de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte (sudeste), que já sofria com fortes ventos e chuvas torrenciais.

O furacão ameaça a região dos Outer Banks, conhecida por seus hotéis, e as autoridades ordenaram a evacuação de diversas zonas, incluindo a ilha Hatteras.

O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, pediu que a população respeite os avisos para abandonar a região.

"Agora nos preocupamos com as pessoas no interior do estado que possam ser afetadas por inundações e deslizamentos", disse McCrory.

Ao menos 6.500 pessoas já ficaram sem energia elétrica e onze condados decretaram o estado de emergência. A Guarda Nacional mobilizou um contingente de 100 homens para eventuais operações de resgate.

Alguns condados decretaram o toque de recolher e proibiram a venda de bebidas alcoólicas.

O NHC advertiu "para a possível formação de tornados sobre partes da costa da Carolina do Norte".

Arthur é o primeiro furacão a tocar a terra na região desde Isaac, em 2012.

Segundo a imprensa, o litoral das Carolinas do Norte e Sul esperava meio milhão de visitantes no fim de semana do 4 de Julho, um dos principais feriados do país.

Desfiles e espetáculos com fogos de artifício para comemorar a data foram adiados na Costa Leste.

Zonas costeiras da Carolina do Norte poderão enfrentar inundações de até cinco metros e receber até amanhã 150mm de chuva.

A Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) prevê uma temporada com entre oito e 13 tempestades tropicais e entre três e seis furacões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES