Ataque com carro-bomba deixa mais de 30 feridos na Colômbia; vídeo

O ministro da Defesa afirmou que se tratou de uma ação terrorista, embora o ataque ainda não tenha sido reivindicado por nenhum grupo.

Ataque com carro-bomba deixa mais de 30 feridos na Colômbia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois veículos explodiram dentro das instalações de um quartel do Exército da Colômbia, em Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, na tarde desta terça-feira (15). O ministro da Defesa, Diego Molano, afirmou que se tratou de uma ação terrorista, embora o ataque ainda não tenha sido reivindicado por nenhum grupo.

Segundo o ministro, 36 pessoas ficaram feridas, sendo três com certa gravidade, mas não houve mortos. Um dos feridos passou por cirurgia, enquanto 29 estão hospitalizados. "Nós rejeitamos e repudiamos esse ato vil e terrorista que visou atacar os soldados da Colômbia", disse Molano a jornalistas.

Ataque com carro-bomba deixa mais de 30 feridos na Colômbia

Um dos veículos usados foi uma camionete branca, conduzida por dois homens que se passaram por militares, afirmou o ministro. À rede Caracol de televisão, o general Marco Evangelista Pinto, da segunda divisão do Exército, afirmou que os veículos estavam dentro do quartel, mas próximo ao portão de entrada e longe de áreas mais movimentadas, como dormitórios de soldados, por exemplo.

Durante a tarde, várias imagens de soldados e habitantes da região circulavam nas redes sociais. Um oficial filmou os escritórios e salas do quartel, que estavam vazios, destruídos pela explosão. Em relatos à imprensa local, alguns familiares contaram que soldados fizeram chamadas para avisar que o local tinha sido atingido por explosões.

A base usada pela 30ª Brigada do Exército, no bairro de San Rafael, é a mais importante desta zona da fronteira entre Colômbia e Venezuela, pois dali são coordenadas as operações contra os grupos ilegais. O presidente colombiano, Iván Duque, afirmou em rede social que Molano iria a Cúcuta na noite desta terça, para se reunir com a cúpula militar local e avaliar a situação.

Altamente militarizada de ambos os lados, a região de fronteira entre Colômbia e Venezuela tem sido palco de enfrentamentos entre grupos criminosos locais, guerrilhas e suas dissidências. Apesar do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os militares do país continuam a enfrentar combatentes do Exército de Libertação Nacional (ELN), gangues e ex-integrantes das Farc que rejeitam o pacto –todos estes atuam na província Norte de Santander, onde a 30ª brigada opera.

Ataque com carro-bomba deixa mais de 30 feridos na Colômbia (Foto: Getty)

Segundo o ministro da Defesa, a hipótese inicial é a de que o ELN seja responsável pelo ataque, mas também é investigado se há envolvimento de dissidentes das Farc.

Além da importância militar, a região é um dos principais pontos de saída de refugiados da Venezuela e tem grande importância geopolítica. A ditadura de Nicolás Maduro acusa o presidente colombiano, Iván Duque, de infiltrar por ali agentes "invasores" para atacar o governo. Já Duque considera que Maduro abriga grupos criminosos e dissidências de guerrilhas colombianas apenas para desestabilizar sua autoridade na região.

Não é a primeira vez que ocorre um atentado contra militares na gestão Duque. O mais importante ocorreu em 2019, quando um carro-bomba explodiu na escola de cadetes General Santander de Bogotá, deixando mais de 20 mortos e 60 feridos.

Já em março este ano, a província de Cauca foi alvo de um outro carro-bomba, que deixou mais de 40 feridos. O governo culpou dissidentes das Farc.

Confira o vídeo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES