Ataque terrorista em hotel de luxo deixa 18 mortos no Afeganistão

O hotel foi invadido e incendiado no sábado (20) por grupo armado


Um ataque terrorista ao luxuoso Hotel Intercontinental de Cabul, na capital do Afeganistão, subiu para 18 o número de mortos neste domingo (21), segundo o ministério do interior afegão, informou a AP. Um grupo armado invadiu o local na véspera, e incendiou andares do prédio. O ataque começou por volta das 21 horas de sábado, e terminou por volta das 9h de domingo.

Entre as vítimas fatais, 14 eram afegãs e quatro estrangeiras. Onze dos 14 afegãos mortos eram funcionários da KamAir, uma companhia aérea do país. Outras 10 pessoas ficaram feridas, incluindo seis agentes de segurança e quatro civis.

 (Crédito: Mohammad Ismail/Reuters)
(Crédito: Mohammad Ismail/Reuters)



A situação só foi contida 12 horas após o ataque. Os invasores foram mortos, segundo Najib Danish, porta-voz do ministério do Interior afegão.

"O ataque terminou, todos os assaltantes foram abatidos, 126 pessoas foram resgatadas, incluindo 41 estrangeiros"

O Talibã reivindicou a autoria do ataque.

"O ataque foi feito por cinco mujahideen dispostos ao martírio", declarou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, em comunicado.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, diz que um dos insurgentes se sacrificou na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros. Outros três foram mortos pelas forças de segurança.

O quarto andar do hotel, onde ficam restaurantes e uma piscina, ficou em chamas, segundo um agente da Direção Nacional de Segurança. O porta-voz do Ministério do Interior disse que a cozinha, que fica no terceiro andar, também foi incendiada.


 (Crédito: Reuters/Mohammad Ismail/File Photo)
(Crédito: Reuters/Mohammad Ismail/File Photo)


 (Crédito: Omar Sobhani/Reuters)
(Crédito: Omar Sobhani/Reuters)


Fonte: Com informações do G1
logomarca do portal meionorte..com