Austrália reabre fronteiras para turistas com esquema vacinal completo

Cerca de 2,4 milhões de casos foram registrados na Austrália desde que o primeiro caso de Omicron foi detectado na Austrália em novembro.

Teatro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Austrália informou nesta segunda-feira (7) que vai reabrir suas fronteiras para turistas vacinados contra a Covid-19 no dia 21 deste mês, encerrando dois anos de miséria para o setor de turismo, revivendo a migração e injetando bilhões de dólares na economia número 13 do mundo.

A medida efetivamente encerra o último componente principal da resposta da Austrália à pandemia de COVID-19, que atribuiu a taxas relativamente baixas de mortalidade e infecção. A outra estratégia principal, os bloqueios stop-start, foi congelada em dezembro.

Teatro de Sidney (Foto: divulgação)O país tomou medidas nos últimos meses para relaxar os controles de fronteira, como permitir a entrada de migrantes qualificados e planos de viagem sem quarentena - "bolhas de viagem" - com países selecionados como a Nova Zelândia.

Mas a reabertura, que entra em vigor em 21 de fevereiro, representa a primeira vez desde março de 2020 que as pessoas podem viajar para a Austrália de qualquer lugar do mundo, desde que sejam vacinadas. "Se você for vacinado duas vezes, estamos ansiosos para recebê-lo de volta à Austrália", disse o primeiro-ministro Scott Morrison em uma entrevista coletiva em Canberra.

A indústria do turismo, que dependeu do mercado doméstico que foi fortemente impactado por restrições de movimento, saudou a decisão que ocorre três meses antes de Morrison enfrentar uma eleição.

"Ao longo dos dois anos desde que as fronteiras foram fechadas, a indústria está de joelhos", disse o diretor administrativo do Conselho de Exportação de Turismo Australiano, Peter Shelley, por telefone. "Agora podemos direcionar nossos esforços coletivos para reconstruir uma indústria que está em ruínas", acrescentou.

A CEO do Fórum de Turismo e Transporte, Margy Osmond, disse que a indústria está "emocionada" com a reabertura, mas precisa de coordenação para garantir que a Austrália seja competitiva como destino. “Não é tão simples como abrir a torneira e vemos muitos turistas internacionais de volta onde estavam antes do COVID”, disse ela a repórteres.

As perdas do turismo internacional e doméstico desde o início da pandemia totalizaram 101,7 bilhões de dólares australianos (72 bilhões de dólares), segundo o órgão governamental Tourism Research Australia. Os gastos com viagens internacionais na Austrália caíram de A$ 44,6 bilhões no ano financeiro de 2018-19 para A$ 1,3 bilhão em 2020-21, disse a TRA.

As ações de ações relacionadas ao turismo subiram com os investidores aplaudindo a perspectiva de um retorno ao crescimento do lucro. As ações da principal companhia aérea do país Qantas Airways Ltd (QAN.AX) subiram 5%, enquanto as ações da agência de viagens Flight Center Travel Group Ltd (FLT.AX) subiram 8%.

O CEO da Qantas, Alan Joyce, disse em comunicado que a empresa está analisando os horários dos voos para determinar maneiras de reiniciar voos de mais locais internacionais em breve.

Como em outras partes do mundo, os casos australianos de COVID aumentaram nas últimas semanas devido à variante Omicron, que especialistas médicos dizem que pode ser mais transmissível, mas menos virulenta do que as cepas anteriores.

Mas com mais de nove em cada 10 australianos com mais de 16 anos totalmente vacinados, novos casos e hospitalizações parecem ter diminuído, dizem as autoridades. O país registrou pouco mais de 23.000 novas infecções na segunda-feira, a menor em 2022 e longe de um pico de 150.000 há cerca de um mês.

Enquanto isso, Morrison disse que o governo enviaria até 1.700 funcionários da Força de Defesa Australiana para preencher a escassez de pessoal no setor de atendimento a idosos, após reclamações de falta de pessoal e fadiga devido ao aumento das pressões trazidas pela pandemia.

Cerca de 2,4 milhões de casos foram registrados na Austrália desde que o primeiro caso de Omicron foi detectado na Austrália em novembro. Até então, a Austrália contava apenas cerca de 200.000 casos. O total de mortes é de 4.248 desde o início da pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES