Banco Mundial escolhe candidato dos EUA para presidência 2012

Sem apoio do Brasil, candidato dos EUA é eleito para Banco Mundial

o candidato dos EUA para o Banco Mundial, Jim Yong Kim, durante encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Mundial indicou nesta segunda-feira que o candidato apoiado pelos EUA, o médico e ativista Jim Yong Kim, será o próximo presidente da instituição, no lugar de Robert Zoellick.

O mandato de Yong Kim, coreano naturalizado americano, terá início em 1º de julho de 2012, com duração de cinco anos.

A ministra nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e o ex-ministro colombiano José Antonio Ocampo também concorriam ao cargo, tendo o apoio dos países pobres e das economias emergentes. Ocampo, que não conseguiu o apoio dos países latino-americanos, desistiu da disputa na última sexta (13).

Mas desde o anúncio dos nomes possíveis para o cargo, o candidato dos Estados Unidos já despontava como o favorito.

Desde meados dos anos 40, europeus e americanos dividem a indicação dos ocupantes dos principais organismos mundiais: um europeu para o FMI (Fundo Monetário Internacional) e um americano para o BM.

O atual presidente do BM, Robert Zoellick, foi diretor do banco Goldman Sachs e e vice-secretário de Estado dos EUA.

O NOVO PRESIDENTE

Kim atua em assuntos relacionados à promoção da saúde global. Ele nasceu em Seul (Coreia do Sul) e se mudou com sua família para os EUA aos cinco anos. Casado e com dois filhos, possui formação em Medicina e Antropologia pela Universidade de Harvard.

Ele foi diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a área de HIV/Aids. Quando ocupou o cargo, Yong-Kim admitiu o fracasso em atingir a meta da OMS para fornecer remédios antirretrovirais para 3 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento até 2005. No ano seguinte, foi eleito uma das "100 mais pessoas influentes do mundo" pela revista Time.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES