Bebê e outras 3 crianças sobrevivem a queda de avião na Amazônia colombiana

O presidente colombiano, Gustavo Petro, confirmou o resgate nas redes sociais.

Foto mostra como ficou o avião que caiu na floresta colombiana com família indígena | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro crianças, incluindo um bebê de 11 meses, foram resgatadas com vida na floresta amazônica da Colômbia após mais de duas semanas do acidente de avião no qual estavam. Os adultos a bordo, incluindo o piloto, não sobreviveram. 

O presidente colombiano, Gustavo Petro, confirmou o resgate nas redes sociais. "Após buscas árduas feitas por nossos militares, encontramos com vida as quatro crianças que desapareceram em um acidente de avião em Guaviare. Uma alegria para o país", escreveu o político no Twitter.

As crianças identificadas como Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11 meses, foram encontradas em uma área de selva densa no departamento de Caquetá. As autoridades não divulgaram detalhes sobre o local exato onde foram encontradas ou a distância percorrida durante os 17 dias em que estiveram perdidas. As crianças são irmãs e estavam acompanhadas pela mãe, que faleceu no acidente.

O avião, um monomotor Cessna 206, decolou de Araracuara na Amazônia colombiana com sete pessoas a bordo e tinha como destino San Jose del Guaviare, no departamento de Guaviare. A aeronave emitiu um alerta de socorro devido a uma falha no motor pouco depois da decolagem e desapareceu dos radares.

As equipes de resgate, compreendendo mais de cem militares, bombeiros e autoridades da aviação civil, foram mobilizadas para realizar as buscas. Utilizando aviões, helicópteros e cães farejadores, as equipes encontraram restos de frutas consumidas pelas crianças para sobreviver, além de abrigos improvisados feitos com vegetação da selva. Objetos pessoais, como tesouras, laços de cabelo, sapatos, roupas e garrafas, também foram encontrados e ajudaram a indicar a localização das crianças.

Leia Mais

As condições desafiadoras do local, incluindo chuvas intensas e a presença de animais silvestres, dificultaram as buscas, que receberam o nome de "Operação Esperança". As equipes de resgate navegaram durante nove horas em um rio para chegar à região do acidente, enfrentando árvores altas e áreas lamacentas.

A Força Aérea colombiana sobrevoou a área com um alto-falante transmitindo uma mensagem gravada pela avó das crianças, que pertencem a uma comunidade indígena. A avó pedia que os netos não avançassem pela floresta e informava que estavam sendo procurados.

A comunidade indígena huitoto, da qual as crianças fazem parte, vive em harmonia com as adversidades da floresta amazônica e mantém tradições como caça, pesca e coleta de frutas silvestres. Infelizmente, um líder dessa comunidade também perdeu a vida no acidente aéreo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES