Bernie Sanders vence primárias democratas em New Hampshire

Sanders alcançou 25,7% dos votos, seguido por Pete Buttigieg com 24,4%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador norte-americano Bernie Sanders, de 78 anos, foi o vencedor das primárias do Partido Democrata em New Hampshire. Na segunda votação para a escolha de um nomeado, Sanders alcançou, nesta terça-feira (11), 25,7% seguido de perto pelo ex-prefeito da cidade de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, com 24,4%. "A nossa vitória esta noite é o princípio do fim para Donald Trump", disse Sanders.

Na semana passada, em Iowa, Pette Buttigieg recebeu o maior número de delegados - um a mais que Sanders - e por isso é nesta altura quem segue à frente na corrida para disputar as eleiçoes. Em New Hampshire, os dois candidatos devem alcançar o mesmo número de delegados (9) que são atribuídos àquele estado.

Crédito: Divulgação

Pete Buttigieg, veterano de guerra de 38 anos, felicitou o adversário pela vitória alcançada em New Hampshire, mas enfatizou também o resultado obtido pela sua candidatura: "Muitos de vocês disseram que querem enfrentar uma nova era de desafios com uma nova geração na liderança", apontou.

Neste processo das eleições primárias, os candidatos tentam reunir o maior número de delegados (quase 4 mil delegados) que lhes garantam o apoio na Convenção Democrata, em julho. Esses delegados marcam presença na reunião do partido e declaram o seu apoio manifestando a decisão dos eleitores do estado que representam.

Disputa

Na votação de terça-feira, Pette Buttigieg dividiu grande parte dos votos moderados com a senadora Amy Klobuchar, que obteve 19,8% dos votos após uma boa prestação no debate democrata de sexta-feira. Os grandes derrotados da noite foram a senadora Elizabeth Warren e o ex-vice-presidente Joe Biden, candidatos que lideraram nas sondagens em nível nacional, mas que não chegaram aos 10% de apoio e não vão eleger nenhum delegado por New Hampshire.

A decepção da campanha dos ex-vice-presidente foi tanta, que Joe Biden optou por não discursar em New Hampshire na noite de ontem viajou mais cedo para a Carolina do Sul, onde começa a campanha pelo apoio dos delegados daquele Estado.

A vitória de Sanders coloca-o na frente como o candidato da esquerda do Partido Democrata, apenas quatro meses depois de um ataque cardíaco que quase o deixou de fora da corrida. A significativa vitória de Bernie Sanders, a ascensão repentina de Amy Klobuchar, o sucesso continuado de Pete Buttigieg e o colapso das campanhas de Joe Biden e Elizabeth Warren são destaque do New York Times.

Ainda assim nos dois primeiros estados que já disputaram as eleições primárias, Bernie Sanders obteve menos de 30% de apoio, longe dos resultados obtidos em 2016 contra Hillary Clinton. Entre os moderados, a divisão e a incerteza continua a imperar, com Pette Buttigieg à frente, seguido de Amy Klobuchar.

Desistência

Os candidatos Andrew Yang e Michael Bennet desistiram de suas candidaturas. Dois antigos favoritos à nomeação democrata, Warren e Biden, já foram forçados a reduzir os custos com a campanha devido aos resultados negativos iniciais para conseguir se manter na corrida.

No entanto, os analistas destacam que as duas primeiras disputas (em Iowa e New Hampshire) são muito homogêneas e não apresentam a mesma diversidade populacional representativa do país. Por exemplo, a Carolina do Sul, que só vota em 29 de fevereiro, tem uma grande comunidade afro-americana e o voto neste Estado poderá ser decisivo para apurar a viabilidade da campanha de Joe Biden.

Próximas disputas

A aparente confusão e indecisão poderá beneficiar o antigo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que não entra nas contas das primeiras votações. O milionário tem investido na máquina de campanha e só irá competir com os demais na Super Tuesday (Super Terça-Feira), que ocorre em março.

Assim, o processo de escolha do candidato democrata deve ser longo e moroso, podendo estender-se até a primavera. A próxima votação acontece no dia 22 de fevereiro, em Nevada, seguida pela eleição primária da Carolina do Sul, em 29 de fevereiro.

O dia 3 de março será decisivo nas contas do Partido Democrata. Só neste serão escolhidos mais de 1,3 mil delegados de 14 estados, ou seja, 40% do total de delegados. A Califórnia e o Texas, os dois maiores estados e com maior peso no Colégio Eleitoral, votam neste dia.

A Convenção Nacional do Partido Democrata ocorre entre 13 e 16 de julho em Milwaukee, Wisconsin, onde o democrata escolhido será aclamado, meses antes das eleições presidenciais, que ocorrem em 3 de fevereiro de 2021.

Republicanos

Ainda que todas as atenções estejam voltadas para o Partido Democrata, o Partido Republicano, que também passa pelas eleições primárias no país, teve uma pequena surpresa em New Hampshire na noite de ontem. Ainda que tenha a nomeação mais do que garantida, o presidente norte-americano, Donald Trump, obteve 85% de apoio, abaixo dos esmagadores 97% alcançados no Iowa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES