Biden nomeia juiz vetado por republicanos como procurador-geral

Merrick Garland havia sido indicado à Suprema Corte no fim do governo Obama.

Biden nomeia juiz vetado por republicanos como procurador-geral | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu o juiz Merrick Garland para ocupar o cargo de procurador-geral, que chefia o Departamento de Justiça. A equipe de transição de Biden anunciou a indicação em um comunicado publicado nesta quinta-feira (7).

No final da gestão do democrata Barack Obama, Garland chegou a ser indicado para ocupar uma vaga na Suprema Corte dos EUA, mas sua nomeação foi vetada pela maioria republicana no Senado, que defendeu que o direito de escolha fosse dado ao próximo presidente – neste caso, Donald Trump.

Merrick Garland, de 68 anos, é juiz da Corte de Apelações do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

Merrick Garland (Foto: Andrew Harnik/AP/Arquivo)

Como advogado do Departamento de Justiça, ele foi o líder das investigações no atentado de Oklahoma, em 1995, que deixou cerca de 170 mortos após explosão – classificada como terrorismo doméstico – em um prédio no centro da capital do estado.

Além do procurador-geral, o escritório de Biden indicou os nomes de mais três membros do primeiro escalão da pasta, todas mulheres: Lisa Monaco como vice-procuradora-geral, Vanita Gupta como assessora especial da procuradoria e Kristen Clarke como assessora para a divisão de direitos civis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES