Capitão do cruzeiro diz que foi último a abandonar o navio

O Costa Concordia naufragou na noite de sexta-feira com cerca de 4,2 mil pessoas a bordo

Comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, é detido em Grosseto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Francesco Schettino, capitão do navio Costa Concordia, negou neste domingo as acusações de que teria deixado a embarcação sem prestar auxílio aos outros ocupantes e afirmou que só deixou o cruzeiro após terminar o processo de evacuação, em entrevista transmitida pela TV italiana. Schettino, 52 anos, foi detido pela polícia italiana para interrogatório no sábado. Ele está sendo investigado sob a acusação de homicídio e de não prestar auxílio aos passageiros.

O Costa Concordia naufragou na noite de sexta-feira com cerca de 4,2 mil pessoas a bordo, incluindo mil tripulantes. Cinco mortes foram confirmadas e ao menos 15 pessoas - nove passageiros e seis tripulantes - continuavam desaparecidas ao final da tarde deste domingo. Schettino foi questionado se seguiu a máxima de que "o capitão é o último a deixar o barco". "Fomos os últimos a deixar o navio", ele responde.

O capitão afirmou ainda que, de acordo com as informações de que dispõe, as rochas que provocaram a ruptura do casco do navio e seu afundamento não teriam sido detectadas pelo sistema de navegação automática da embarcação. Segundo ele, as cartas náuticas não indicariam a presença de rochas no local. "Não deveríamos ter tido esse impacto", afirmou.

O presidente da Costa Crociere, empresa operadora do navio, Gianni Ororato, afirmou que o capitão teria feito uma manobra com a intenção de proteger os passageiros e os tripulantes, mas que ela não foi bem sucedida por causa da rápida inclinação do navio após o impacto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES