Cardeal cotado para ser próximo papa renuncia de cargo no Vaticano

Peter Turkson, de Gana, pediu para deixar o comando do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

papa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cardeal Peter Turkson, de Gana, que era cotado para se tornar o primeiro papa da África em cerca de 1.500 anos, apresentou um pedido de renúncia do comando de um órgão do Vaticano, o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, de acordo com pessoas ouvidas pela agência Reuters e que não querem ser identificadas.

O Papa Francisco frequentemente ouve o que Turkson tem a dizer em questões como mudança climática e justiça social. Ele é o único africano que chefia um departamento do Vaticano. O papa ainda não decidiu se aceitará o pedido de renúncia.

Turkson vai dar mais detalhes sobre a renúncia em breve (Foto: reprodução)

O Dicastério para Desenvolvimento Humano Integral foi formado em 2016 para juntar quatro órgãos separados que lidavam com temas como paz, justiça, migração e caridade.

De acordo com uma das pessoas que a agência Reuters ouviu, Turkson se cansou das disputas internas no órgão.

Uma outra fonte diz que o próprio Turkson deverá dar mais detalhes depois da decisão do papa.

Se ele de fato sair, o Vaticano não terá mais nenhum africano no comando de um departamento. No começo deste ano, o Dicastério passou por uma avaliação comandada pelo cardeal Blase Cupich, de Chicago. A avaliação foi feita a pedido do papa.

A Igreja teve diversos papas que tinham como origem a região norte da África no começo de sua história –o último deles foi papa no século 5.

Turkson pode se tornar papa mesmo se deixar o Dicastério. O pedido de renúncia foi inicialmente noticiado por um blog conservador italiano, o messainlatino.it.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES