Gays farão “beijaço” homossexual para visita do Papa

Segundo organizadores, manifestação em frente à catedral da Sagrada Família será pacífica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 500 casais gays planejam beijar-se em frente à catedral de Barcelona, na Espanha, durante a visita do papa Bento XVI ao país no próximo domingo (7).

Gays e lésbicas espanhóis receberão o pontífice com um "beijaço" de dois minutos assim que ele sair da catedral, por volta de 10h da manhã.

A manifestação, que segue o modelo flashmob (ação coletiva que dura pouco e se dispersa rapidamente) foi organizada por meio de um blog e uma página no site Facebook que defendem os direitos dos homossexuais.

Em nota no site oficial do movimento, os organizadores dizem querer "fazer alguma coisa para demonstrar o nosso incômodo" com uma "instituição que há muitos anos tem sido antagônica, para não dizer inimiga, das lutas pelos direitos sexuais e afetivos de muitos".

O papa Bento XVI visitará Barcelona logo após sua visita a Santiago de Compostela, um dos lugares sagrados para a Igreja Católica.

Flashmob

A página do movimento no site social Facebook explica como deve funcionar a manifestação.

A organização vai disparar um sinal sonoro para dar início ao "beijaço". Dois minutos depois, outro sinal indicará que os participantes devem se dispersar "como se nada tivesse acontecido", segundo o site.

Segundo Joan Pérez, um dos organizadores, o evento não é especificamente contra o papa. "O beijo coletivo é uma forma de manifestar nosso desacordo com a maneira como a Igreja concebe as relações entre as pessoas", disse.

Pérez afirmou ao jornal espanhol El País que os organizadores não fazem parte de nenhum grupo político e que a manifestação deve ser pacífica.

Na página oficial do movimento, pede-se que os participantes não respondam a nenhum tipo de provocação ou insulto.

A convocação também foi estendida a heterossexuais. No entanto, o comunicado esclarece que todos devem beijar alguém do mesmo sexo.

"Eu não te espero"

A visita de Bento XVI à Espanha desencadeou uma onda de protestos em Barcelona. Além dos homossexuais, 50 associações de ateus organizam manifestações e distribuem cartazes com a frase "Eu não te espero".

Protestos de mulheres e até encontros de católicos para refletir sobre o "atual modelo de Igreja" também estão programados para o fim de semana.

Segundo jornais espanhóis, os moradores da região estão descontentes com o apoio financeiro "excessivo" à visita papal e com o tratamento da força policial da Catalunha, que cuidará da segurança do pontífice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES