Cauda de avião da AirAsia é encontrada submersa; caixa-preta pode estar perto

“Sou levado a acreditar que a cauda do avião foi encontrada”, disse o chefe da AirAsia, por Twitter, minutos após o anúncio

Destroços | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cauda do jato da AirAsia acidentado foi encontrada no fundo do mar a cerca de 30 quilômetros da última localização conhecida do avião, anunciou nesta quarta-feira (7) a agência de busca e salvamento da Indonésia, uma descoberta que os investigadores esperam que os conduza à caixa-preta da aeronave.

O voo QZ8501 desapareceu dos radares sobre o norte do mar de Java em 28 de dezembro, a menos de metade do caminho de um trajeto de duas horas iniciado na segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya, com destino a Cingapura. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo.

"Encontramos a cauda, que tem sido o nosso principal alvo", disse o chefe da agência de busca e salvamento, Fransiskus Bambang Soelistyo, em entrevista coletiva em Jacarta.

A cauda foi identificada por mergulhadores depois de descoberta por um aparelho subaquático usando um sonar, afirmou Soelistyo. Ele mostrou fotografias do fundo do mar que mostram inscrições parciais sobre o objeto submerso em comparação com uma imagem de um Airbus A320-200 intacto da frota da AirAsia.

"Com base nas imagens posso confirmar que o que encontramos foi a parte final", disse ele, acrescentando que a equipe "agora ainda está desesperadamente tentando localizar a caixa-preta".

Quarenta corpos e destroços do avião foram recolhidos na superfície das águas ao largo de Bornéu, mas os ventos fortes e ondas altas têm prejudicado os esforços dos mergulhadores para chegar a grandes pedaços de destroços detectados pelo sonar no fundo do mar, que seriam do avião.

Localizar a cauda tem sido uma prioridade porque os gravadores de voz da cabine e dos dados de voo, que podem fornecer pistas vitais sobre por que o avião caiu, estão localizados na parte traseira do Airbus.

"Sou levado a acreditar que a cauda do avião foi encontrada", disse o chefe da AirAsia, por Twitter, minutos após o anúncio.

"Se for a parte direita da seção da cauda, a caixa-preta deve estar lá... Precisamos encontrar todas as peças logo para que possamos aliviar a dor das famílias de nossos clientes. Essa ainda é a nossa prioridade."

SINAIS EMITIDOS

Em Pangkalan Bun, o porto do sul de Bornéu mais próximo ao local do acidente, o coordenador da agência de busca e salvamento disse a jornalistas que o mau tempo que dificultou a operação por dez dias havia diminuído e os mergulhadores estavam na água.

Enquanto os navios com equipamentos apropriados para detectar os sinais emitidos pelas caixas-pretas se dirigiam para o local do achado, ele alertava que a cauda da aeronave pode não estar totalmente intacta.

"A cauda foi localizada relativamente distante do ponto do último contato, cerca de 30 quilômetros", disse Supriyadi. "As caixas-pretas estão localizadas atrás da porta, à direita da cauda. Existe uma possibilidade de que a cauda e a parte de trás do avião estejam quebradas."

Soelistyo disse que um total de 12 objetos haviam sido encontrados, mas ele não pôde confirmar se todos eram partes da aeronave. Acredita-se que os destroços incluam também partes da fuselagem onde muitos dos corpos das vítimas podem estar presos.

CLIQUE AQUI E CURTA O PORTAL MEIO NORTE NO FACEBOOK



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES