China já tem 46 contagiados pela nova cepa do vírus H7N9; Pequim tem primeiro caso

Dos 46 contagiados, 11 morreram, e por enquanto só se conhece a plena recuperação de uma criança de 4 anos.

Frame de vídeo mostra a menina internada em um hospital na capital chinesa após ser infectada pelo vírus H7N9 da gripe aviária | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades chinesas confirmaram neste sábado que uma menina de 7 anos de Pequim está contagiada com a nova cepa do vírus H7N9, o que representa o primeiro caso detectado na capital e eleva a 46 o número total de afetados no país.

Segundo a agência oficial Xinhua, a criança, cujo pai trabalha no comércio de frangos, está internada com quadro estável no hospital de Ditan, em Pequim. A agência aponta também que duas pessoas que tiveram contato próximo com a menina não apresentam sintomas da doença.

Entre sexta-feira e sábado foram confirmados outros cinco casos, sendo dois em Xangai, dois em Jiangsu e três na província de Zhejiang, ambos no leste do país.

Dos 46 contagiados, 11 morreram, e por enquanto só se conhece a plena recuperação de uma criança de 4 anos. Xangai segue como a cidade mais afetada pelo vírus até o momento, seguida pelas províncias de Jiangsu, Zhejiang e Anhui, todas elas situadas no leste da China.

Xangai, capital econômica da China, adotou uma série de medidas para evitar que a gripe se alastre para o resto do país, enquanto a indústria avícola chinesa é duramente afetada pelo surto.

A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar assegura que entre as pessoas que estiveram em contato direto com os contagiados não foi detectado nenhum sintoma anormal nem que indique a menor "relação epidêmica" entre todos eles.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde Genebra, também descartou a possibilidade de uma "epidemia", já que, por enquanto, não foi confirmado que o vírus passa de uma pessoa para outra. Não existe qualquer vacina para prevenir o vírus H7N9, segundo a OMS, que jamais detectou um caso de transmissão entre humanos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, classificou na quinta-feira de "bastante excepcional" a situação criada pelo vírus H7N9, já que sua detecção é muito difícil nas aves.

"Segundo a informação disponível atualmente, enfrentamos uma situação bastante excepcional, já que o vírus influenza é muito pouco patógeno no caso das aves, mas pode provocar uma doença grave nas pessoas infectadas".

A gripe aviária mais comum, provocada pelo vírus H5N1, matou mais de 360 pessoas no planeta entre 2003 e 12 de março de 2013, de acordo com a OMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES