China pede que população estoque comida devido a novo surto de Covid-19

A população da China foi orientada a estocar comida e outros itens de necessidade básica

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população da China foi orientada a estocar comida e outros itens de necessidade básica devido aos surtos da Covid-19, que voltam a aparecer pelo país.

O Ministério do Comércio chinês, em comunicado nesta terça-feira (2), pediu ainda que autoridades, em locais com restrições impostas pela pandemia, disseminem informações sobre as redes de distribuições de produtos essenciais.

População da China é orientada a estocar comida (Foto: Greg Baker / AFP)

Na nota, o Governo apresentou uma série de recomendações para assegurar o fornecimento de suprimentos durante os meses de inverno no Hemisfério Norte.

De acordo com Pequim, os representantes locais precisam "fortalecer" a liderança organizacional e garantir a estabilidade dos preços.

O alerta acontece em um momento em que o país asiático enfrenta dificuldades para manter a política de tolerância zero a casos de coronavírus.

A capital Pequim voltou a endurecer restrições e fechou cinemas e centros de entretenimento em algumas regiões, depois de registrar novas infecções.

CHINA TEME RECRUDESCIMENTO DA PANDEMIA

A China, onde os primeiros casos de Covid-19 foram descobertos há quase dois anos, controlou amplamente a epidemia em seu solo. A vida voltou ao normal desde a primavera de 2020, e o país registrou apenas duas mortes em mais de um ano.

No entanto, focos localizados aparecem esporadicamente. O mais recente diz respeito a uma área na fronteira com a Mongólia. Um casal de idosos, que havia viajado para lá em uma excursão, ajudou a espalhar o vírus para outras regiões.

No plano sanitário, a situação é "grave e complexa", admitiu à imprensa o porta-voz do ministério da Saúde, Mi Feng, destacando a rapidez de circulação do vírus.

A proporção de casos graves também é maior do que em surtos anteriores, observou Guo Yanhong, funcionária do Ministério da Saúde. Segundo ela, 40% dos pacientes têm mais de 60 anos.

ENDURECIMENTO DAS MEDIDAS

Por precaução, cerca de 6 milhões de chineses em todo o país estão confinados. Assim, e com um rastreio em grande escala, a propagação do vírus pode ser controlada "dentro de um mês", disse o virologista Zhong Nanshan, uma das autoridades da luta contra a Covid.

Ele alertou, porém, que o vírus "não pode ser erradicado a curto prazo". A entrada em várias regiões está condicionada à apresentação de um teste negativo, especialmente para viajantes de áreas onde foram reportados casos.

Muitos voos nos principais aeroportos de Pequim foram cancelados na última sexta-feira (29), e as autoridades desaconselham deixar a capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES