Confronto com sem-teto mata um em parque de Buenos Aires

Sem-teto e vizinhos de parque se enfrentam por espaço na região.

Manifestantes colocam fogo em ruas de Buenos Aires | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um jovem morreu baleado na noite desta sexta-feira (10) durante os violentos confrontos entre pessoas desabrigadas, a maioria estrangeiros, que ocupam o Parque Indoamericano, na zona sul de Buenos Aires, e vizinhos da região.

?Há um rapaz de 19 anos morto com um tiro na cabeça?, disse o diretor do Serviço Médico de Emergência Metropolitana, Alberto Crescenti. Segundo o diretor disse ao jornal argentino Clarín, a vítima foi retirada de dentro de uma ambulância e executada no meio de uma rua. Ao todo, o número de mortos já chega a quatro.

Durante a madrugada, segundo a agência de notícias France Presse (AFP), foram registrados diversos tiroteios e incêndios. Dezenas de pessoas estariam feridas. Crescenti disse à AFP que os serviços médicos de emergência não conseguem entrar no parque porque ?estão atirando nas ambulâncias?.

Vizinhos x desabrigados

"Não queremos uma favela no parque", gritava um grupo de pessoas, após uma assembleia que decidiu pela expulsão dos sem-teto por conta própria, sem a ajuda da polícia.

Outros moradores da região bloquearam avenidas para exigir a retirada dos sem-teto do Parque Indoamericano. As paredes da sede da Prefeitura de Buenos Aires foi pichada com manifestações contra o prefeito Mauricio Macri. As janelas foram depredadas pelos manifestantes.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, que anunciou no início da noite de sexta a criação do ministério da Segurança, criticou a ação contra os sem-teto: "não estou disposta a ver a Argentina entrar para o clube de países xenófobos".

Kirchner mirava em Mauricio Macri, que atribuiu os incidentes no Parque Indoamericano, sob sua jurisdição, à "imigração descontrolada" e a "organizações criminosas".

Outros ataques

Por volta das 22h do horário de Brasília, vizinhos do Parque Indoamericano, a maioria de classe média, atacaram os sem-teto - bolivianos e paraguaios - na noite de hoje, queimando dezenas de barracas. O ataque deixou um número indeterminado de feridos, segundo a TV argentina.

Nos últimos três dias, os choques envolvendo os sem-teto já haviam feito três mortos, sendo dois bolivianos e um paraguaio. A nacionalidade do jovem de 19 anos morto nesta sexta ainda não foi identificada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES