Coreia do Norte dispara mísseis no mar, diz Seul

Testes teriam sido retomados por Kim Jong-un após 3 meses de trégua. A Coreia do Sul avalia que a ação ameaça a comunidade internacional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance que caíram no mar, na sua costa leste, nesta segunda-feira (2), retomando os testes após uma pausa de três meses. A informação é de militares da Coreia do Sul.

Os mísseis foram lançados da cidade costeira oriental de Wonsan. Eles percorreram 240 km e atingiram 35 km de altitude, segundo o governo da vizinha Coreia do Sul. A Coreia do Norte já tinha lançado uma série de mísseis da região no passado, mas esse foi o primeiro lançamento desde novembro.

CRÉDITO: Lee Jin-man_AP

A Coreia do Sul avalia que a ação ameaça a comunidade internacional e, por isso, fez uma videoconferência de emergência com ministros de agências relacionadas para analisar o teste mais recente.

"Os ministros expressaram forte preocupação com a retomada da Coreia do Norte de lançamentos de mísseis de curto alcance. Tais ações são inúteis para os esforços para aliviar as tensões na península coreana e instaram a Coréia do Norte a pará-las", declarou o Estado-Maior sul-coreano em comunicado.

"O exército monitora outros possíveis lançamentos e está preparado", afirmou ainda a nota.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram indefinidamente adiar exercícios militares conjuntos em meio a um crescente surto de coronavírus na Coréia do Sul que infectou soldados de ambos os países. A Coreia do Sul já contabiliza mais de 4 mil casos de coronavírus.

Últimos testes

No fim de 2019, a Coreia do Norte executou uma série de disparos, o último deles em novembro. Em várias ocasiões, Pyongyang anunciou lançamentos de mísseis balísticos ou testes do "sistema de lançamento múltiplo de foguetes teleguiados de grande calibre". Em dezembro, o país também testou um motor.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciou em dezembro o fim da suspensão dos testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais durante uma reunião de altos funcionários do partido único na Coreia do Norte. Também ameaçou exibir uma "nova arma estratégica".

Pyongyang já testou mísseis capazes de atingir o território continental dos Estados Unidos. A Coreia do Norte executou seis testes nucleares, o último deles o de um dispositivo 16 vezes mais potente que a bomba que devastou Hiroshima em 1945, de acordo com algumas estimativas.

Após um período de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a península coreana registrou momentos de distensão em 2018. Ocorreram reuniões históricas entre Kim e o presidente americano, Donald Trump.

Porém, as negociações sobre o fim do programa nuclear norte-coreano estão paralisadas desde a segunda reunião de cúpula entre os dois governantes, em fevereiro de 2019, em Hanói.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES