Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos contra Coreia do Norte

No domingo, Pyongyang também fez testes com o lançamento do mesmo número de mísseis. Exercícios acontecem em meio a aumento de tensão na região após visita de Joe Biden a Seul.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um exercício conjunto, a Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam nesta segunda-feira (6) oito mísseis balísticos, anunciou Seul. O exercício é uma resposta a testes de armas da Coreia do Norte no domingo (5).

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

Mísseis contra Coreia do Norte (Foto: reprodução)

A ação, que durou dez minutos, aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.

"Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península", acrescentou o Estado-Maior.

Mísseis diparados em ação conjunta entre Coreia do Sul e EUA (Foto: reprodução)

O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que foram lançados um míssil americano e oito sul-coreanos a partir do nordeste da Coreia do Sul durante o exercício com o objetivo de demonstrar sua capacidade de "responder rapidamente a momentos de crise".

O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra Pyongyang.

Funcionário de alto escalão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, assim como analisas, acreditam que o país liderado por Kim Jong Un se prepara para executar um teste nuclear.

Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra Pyongyang.

No mês passado, os dois países lançaram vários projéteis depois que a Coreia do Note disparou três mísseis balísticos, incluindo um com suposto alcance intercontinental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES