Deixar o celular no bolso pode afetar a qualidade do esperma, alterando a fertilidade masculina, diz estudo

Deixar o celular no bolso pode afetar a qualidade do esperma, alterando a fertilidade masculina, diz estudo

Deixar o celular no bolso pode afetar a qualidade do esperma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo afirma que celulares podem ter um impacto significativo sobre a fertilidade do homem. Os que mant?m um telefone no bolso da cal?a poderiam estar se expondo ? radia??o, e esta reduz a chance do homem de se tornar um pai. Cientistas da Universidade de Exeter descobriram que essa radia??o eletromagn?tica baixou a viabilidade e o movimento dos espermatozoides em 8%.?

A maioria da popula??o adulta mundial possui celulares, e cerca de 14% dos casais em pa?ses ricos t?m dificuldade em conceber. Observando a situa??o, uma equipe liderada pela Dra. Fiona Mathews, da Universidade de Exeter, realizou uma an?lise dos resultados de 10 estudos, envolvendo 1.492 homens.

Dra. Mathews afirma que os resultados sugerem que a radia??o m?vel tem um impacto sobre a fertilidade, mas disse que ? preciso muito mais pesquisa para tirar conclus?es s?lidas.

Ela disse: "Dada a enorme escala de uso de telefone m?vel em todo o mundo, o papel potencial desta exposi??o ambiental precisa ser esclarecido. Este estudo sugere fortemente que essa exposi??o ? radia??o eletromagn?tica de radiofrequ?ncia vista em celulares nos bolsos das cal?as afeta negativamente a qualidade do esperma?.

A sua qualidade pode ser afetada de tr?s maneiras diferentes: na viabilidade, ou quanto do esperma ? saud?vel; motilidade, ou qu?o bem ele se move em dire??o a um ovo; e concentra??o de espermatozoides no s?men.

A maioria dos homens tem 50 a 85 por cento de espermatozoides com movimento normal. Os pesquisadores descobriram que esta propor??o caiu a uma m?dia de 8%, quando houve a exposi??o dessa regi?o aos telefones m?veis.

Os autores alertaram que aparelhos port?teis podem ser combinados com a radia??o de internet wi-fi e de outras tecnologias, afetando as taxas de fertilidade que est?o cada vez mais baixas a n?vel mundial.

Allan Pacey, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, disse que n?o estava convencido pelo estudo. "Houve algumas manchetes malucas e alarmantes sobre este assunto. Na minha opini?o, os estudos realizados at? o momento t?m sido um pouco limitados. O que n?s precisamos ? de alguns estudos epidemiol?gicos, adequadamente projetados, onde o uso do telefone m?vel ? considerado ao lado de outros h?bitos de vida?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES