Deputados dão voto decisivo para a reforma da saúde nos EUA

“Está em suas mãos. É o momento de aprovar isto, em benefício dos EUA”, afirmou este Obama em seu apelo final aos congressistas democratas, com os qua

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Representantes (Deputados) dos Estados Unidos enfrenta neste domingo o voto que decidirá se aprova a reforma da saúde, a grande prioridade legislativa do presidente Barack Obama, após um ano de negociações.

"Está em suas mãos. É o momento de aprovar isto, em benefício dos EUA", afirmou este Obama em seu apelo final aos congressistas democratas, com os quais se reuniu no Capitólio.

Visto que a oposição republicana votará em bloco "não", os democratas deviam buscar entre suas próprias fileiras os 216 votos necessários para aprová-la, algo que estiveram fazendo até o último momento.

Os congressistas votarão após duas horas de debate de dois projetos de lei diferentes. Um é o que já aprovou o Senado em dezembro, e que se receber o sinal verde da Câmara se transferirá a Obama para sua assinatura e conversão em lei.

O segundo introduz uma série de emendas ao primeiro, para fazê-lo mais do gosto dos congressistas.

Se for aprovado, será levado ao Senado, que segundo o negociado entre os democratas, o aprovará sem mudanças e imediatamente, ao longo desta semana.

Se a reforma for finalmente aprovada, representará um forte respaldo para Obama, que apostou seu prestígio político no sucesso da proposta, apesar das recomendações de alguns de seus assessores mais próximos.

A oposição republicana deve votar "não" em bloco à medida, que considera que agravará o forte déficit fiscal dos EUA. No entanto, um relatório do Escritório de Orçamentos do Congresso, o braço auditor do Capitólio, aponta que a medida economizará US$ 130 bilhões em seus primeiros dez anos e US$ 1,2 trilhão em sua segunda década.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES