Disney perderá os direitos autorais sobre o Mickey Mouse; entenda

Qualquer pessoa poderá usar a imagem do Mickey de 1928 sem um acordo de licença com a Disney.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Walt Disney Company não vai mais poder impedir que outras produções usem a imagem do famoso personagem de desenho Mickey Mouse a partir de 2024. Conforme a legislação americana, o desenho animado perderá a proteção do copyright e cairá em domínio público.

Apesar da liberação, o único Mickey disponibilizado para uso livre é o da versão original de 1928, criado para o curta O Vapor Willie (Steamboat Willie). Qualquer pessoa poderá usar a imagem sem um acordo de licença com a Disney.

O uso livre será da versaõ original de 1928 (Foto: reprodução)

Conforme a atual lei de propriedade intelectual dos Estados Unidos, personagens e trabalhos artísticos deixam de ter direitos exclusivos de propriedade intelectual após 95 anos de sua criação.

Mickey Mouse foi criado pelo famoso ilustrador Walt Disney e surgiu na primeira animação que utilizou o som sincronizado. Isso quer dizer que, conforme os movimentos na tela aconteciam, os efeitos sonoros correspondiam às cenas, uma importante inovação para o desenvolvimento do cinema e, mais tarde, da televisão.

Leia Mais

Mickey Mouse mudou de aparência, voz e personalidade inúmeras vezes durante os seus 94 anos de vida. A chegada aos 95 ocorre em 18 de novembro de 2023, mas a lei só entrará em vigor na virada de ano, em 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES