A Walt Disney Company não vai mais poder impedir que outras produções usem a imagem do famoso personagem de desenho Mickey Mouse a partir de 2024. Conforme a legislação americana, o desenho animado perderá a proteção do copyright e cairá em domínio público.

Apesar da liberação, o único Mickey disponibilizado para uso livre é o da versão original de 1928, criado para o curta O Vapor Willie (Steamboat Willie). Qualquer pessoa poderá usar a imagem sem um acordo de licença com a Disney.

O uso livre será da versaõ original de 1928 (Foto: reprodução)O uso livre será da versaõ original de 1928 (Foto: reprodução)

Conforme a atual lei de propriedade intelectual dos Estados Unidos, personagens e trabalhos artísticos deixam de ter direitos exclusivos de propriedade intelectual após 95 anos de sua criação.

Mickey Mouse foi criado pelo famoso ilustrador Walt Disney e surgiu na primeira animação que utilizou o som sincronizado. Isso quer dizer que, conforme os movimentos na tela aconteciam, os efeitos sonoros correspondiam às cenas, uma importante inovação para o desenvolvimento do cinema e, mais tarde, da televisão.

Mickey Mouse mudou de aparência, voz e personalidade inúmeras vezes durante os seus 94 anos de vida. A chegada aos 95 ocorre em 18 de novembro de 2023, mas a lei só entrará em vigor na virada de ano, em 2024.