Em acontecimento considerado “milagre médico”, bebê nasce sem romper bolsa amniótica

Nascido ainda dentro de seu saco amniótico, o parto tem sido descrito como um “milagre médico” pelos responsáveis do procedimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Suas mãos e pés eram claramente visíveis, mas o bebê Silas Philips não parecia estar com tanta pressa para chegar ao mundo.

Nascido ainda dentro de seu saco amniótico, o parto tem sido descrito como um "milagre médico" pelos responsáveis do procedimento.

Silas nasceu prematuro em três meses, no Centro Médico Cedars-Sinai, na Califórnia, EUA. Os médicos que realizaram a cesariana em sua mãe, Chelsea, ficaram surpresos ao ver que o saco amniótico que envolvia a criança ainda estava intacto.

As fotos mostram Silas enrolado no interior dele com a placenta e o cordão umbilical, com as mãos e uma perna claramente visíveis. Enquanto o saco amniótico o envolvesse, ele ainda receberia oxigênio através da placenta, informou a reportagem da CBS.

O saco amniótico é um “invólucro” de líquido claro no interior do útero, onde o feto se desenvolve e cresce. O líquido ajuda a proteger o bebê contra choques e danos, bem como fornecer-lhe fluidos para respirar e se alimentar. Ele também mantém uma temperatura constante para o bebê.

Normalmente, as rupturas de saco amniótico acontecem durante o parto, que é popularmente conhecido como o ‘rompimento da bolsa’. Em alguns casos, o cirurgião corta-o para a retirada do bebê.

Os médicos dizem que a chance do saco amniótico permanecer completamente intacto após o nascimento é "ultra rara". Foi um momento que deixou o Dr. William Binder surpreso. “Mesmo que soe clichê, seguramos nossa respiração no momentos que vimos", disse ele. "Realmente é sentido como um momento de temor e ficará marcado em minha mente por algum tempo. Ele já havia nascido e ainda estava envolto no saco de água, com a placenta e o cordão umbilical”, completou o médico, que depois de levar alguns segundos para acreditar no que via, começou a trabalhar na remoção de Silas de seu saco amniótico, fazendo-o respirar normalmente.

"Ele estava em uma espécie de posição fetal e pode-se perceber como os braços e as pernas estavam enrolados. Na verdade, foi muito legal ver. E quando eu ouvi que era realmente muito raro eu senti que ele era um bebê realmente especial", relatou a mãe após ver a foto do bebê no momento do parto.

Apesar de ter nascido em apenas 26 semanas, Silas está em ótimo estado de saúde. Os médicos acreditam que ele irá para casa no próximo mês.

A atriz Jessica Alba comentou sobre sua filha Haven, que nasceu no interior do saco amniótico, em 2011. "O médico nunca tinha visto nada parecido, antes. Ele agarrou a enfermeira e disse: 'Olha isso!'. Eu estava fazendo força para o parto e ele pediu para eu esperar”, descreveu.

A experiência de Jessica inspirou o nome de Haven. "Quando eu estava em recuperação ainda não tinha escolhido o nome dela. Seu pai, [Cash Warren] pegou-a e disse que ela veio ao mundo em seu ‘refúgio seguro’ (‘safe haven’, em inglês) e o nome soou perfeito para nós dois", disse.




 

VÍDEO:

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES