Embaixador da Coreia do Sul afirma que guerra pode estourar

Para o representante do país, Coreia do Norte é imprevisível.

Embaixador da Coreia do Sul afirma que guerra pode estourar | Reprodução/ juonline
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Koo Bon-Woo, acredita que um conflito armado na península coreana não pode ser descartado. A tensão entre as duas Coreias têm aumentado desde o início de fevereiro, quando o Norte realizou o terceiro e mais forte teste nuclear de sua história. Bon-Woo disse que a Coreia do Norte é "imprevisível" e que o seu país tem se esforçado para "manter a paz e a estabilidade" na região.

? Existe a possibilidade de estourar uma guerra. As recentes atividades bélicas da Coreia do Norte têm aumentado as tensões na península coreana. Muitos especialistas acreditam que a possibilidade de um conflito armado é baixa. No entanto, a Coreia do Norte é muito imprevisível, a possibilidade de um conflito não pode ser descartada.

Os dois países estão teoricamente em conflito desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), já que um tratado de paz nunca foi assinado entre as duas partes, apenas um armistício de não agressão.

A situação na península começou a se agravar em 2006, quando o Norte realizou seu primeiro teste nuclear. De lá para cá foram mais dois exercícios militares desse tipo ? o último deles e mais forte em 12 de fevereiro passado.

Após o teste, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte, que respondeu levantando o acordo de não agressão e anunciando o estado de guerra. As medidas levaram a uma escalada militar na região.

O embaixador sul-coreano comentou o último incidente armado entre as duas partes, ocorrido em novembro de 2010, quando a Coreia do Norte bombardeou a ilha sul-coreana de Yeonpyeong e matou dois soldados e dois civis. O ataque rendeu críticas à Coreia do Sul, por não ter respondido à agressão. Em março do mesmo ano, Seul acusou Pyongyang de torpedear um navio militar seu, matando 46 marinheiros.

Segundo Bon-Woo, o país tem feito de tudo para manter a paz e a estabilidade na região e, por esses princípios, não respondeu de forma mais agressiva ao ataque à ilha.

? Naquela época, a Coreia do Sul tinha capacidade para tomar todas as medidas em resposta à Coreia do Norte, mas, considerando a paz e a estabilidade na península, não atacamos com golpe sério.

Bon-woo não respondeu se um ataque sul-coreano na ocasião frearia as atuais investidas militares do Norte. No entanto, o embaixador lembrou que, desde o fim da Guerra da Coreia, o país vizinho ?continuamente faz provocações?.

? Os norte-coreanos deveriam parar de elevar a tensão e se concentrar em suas obrigações internacionais.

O embaixador cita as várias sanções internacionais impostas ao país pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde o teste nuclear de 2006 e diz que espera por paz.

? A manutenção da paz na península coreana é vital para trazer paz e segurança para o Nordeste da Ásia e para o mundo como um todo. Portanto, a Coreia do Sul tem consultado, coordenado e cooperado com os países vizinhos, incluindo os Estados Unidos, a fim de manter a paz na península.

Unificação

O embaixador sul-coreano disse ainda que a divisão das Coreias, definida ao fim da 2ª Guerra Mundial, causou "muita dor com a separação de famílias no Sul e no Norte".

? A reunificação é um sonho antigo e desejado com carinho pelo povo coreano.

Diferentemente da Coreia do Norte, que tem investido em armamento nuclear, Boo-Won diz que seu país não tem intenção de desenvolver armas nucleares e defende o fim da corrida armamentista pelo país vizinho.

? É um princípio fundamental da Coreia do Sul que a península coreana seja desnuclearizada e que a Coreia do Norte desista das ambições nucleares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES