Esperma tem 600 milhões de ano, diz estudo

O estudo, além da curiosidade, pode ajudar a desenvolver um contraceptivo masculino

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gene Boule, que os cientistas creem ser responsável pela produção de espermatozóides, tem se dedicado a essa atividade há 600 milhões de anos. A conclusão é de uma pesquisa científica publicada na revista PLoS Genetics.

Trata-se da primeira evidência genética de que a habilidade de alguns animais, entre eles os humanos, produzirem espermatozóides é antiga. Possivelmente, o gene especializado na produção de esperma é o mais "velho" já encontrado.

Uma equipe de pesquisadores liderada por Eugene Xu, professor de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, analisou o esperma de ouriço do mar, galo, mosca de fruta, peixe, além do homem. Em todos eles, havia a presença do gene Boule, o que indica que toda a produção de esperma tem uma origem em comum.

O estudo, além da curiosidade, pode ajudar a desenvolver um contraceptivo masculino e a entender a infertilidade do homem. Ou, também, ajudar no combate de algumas doenças transmissíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES