Estado Islâmico assume ataque que deixou 142 pessoas mortas

O governo americano criticou fortemente o atentado.

Estado Islâmico assume crime com 140 mortos | Khaled Abdullah / REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Iêmen vive um dia de choque e pavor com atentados na capital, que deixaram centenas de vítimas, enquanto o complexo presidencial em Aden, no Sul, se via novamente sob ataque. A ação de homens-bomba em duas mesquitas em Sanaa mataram mais de 142 pessoas e deixaram mais de 350 feridas, entre elas políticos Houthis, minoria que tomou o controle da capital em janeiro.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque através de mensagens na internet. A declaração, num site frequentemente usado pelo EI, chama o ataque de "ponta do iceberg" e diz que cinco homens-bomba foram usados nos ataques contra "infiéis houthis".

O áudio é similar à mensagem na qual o grupo reivindicou o atentado na Tunísia na quarta-feira. Este seria o primeiro ataque do Estado Islâmico no Iêmen. Os ataques ocorreram durante as orações do meio-dia nas mesquitas xiitas de al-Badr e al-Hashahush.

Um outro homem-bomba detonou seus explosivos num complexo do governo na província de Sadaa, área no Norte de forte presença Houthi, mas a bomba aparentemente explodiu antes do momento esperado por ele. Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida.

Segundo o editor-chefe do jornal “Yemen Post”, Hakim Almasmari, as duas mesquitas são locais xiitas muito populares na capital. Os templos na região central de Sanaa são do ramo Zaidi e recebem principalmente simpatizantes do grupo xiita Houthi.

A mesquita de al-Hashahush, em especial, é frequentada por líderes do grupo. O imã Ahmed al-Mutauakil, membro da executiva do movimento, ficou ferido e foi levado ao hospital. Na Mesquita de al-Badr, o imã al-Murtatha bin Zayd al-Mahatwari, um proeminente líder religioso, também morreu.

O Estado Islâmico divulgou a autoria do atentado em mensagens através do Twitter e de fóruns jihadistas, mas a Casa Branca disse que "não há indicação de ligação operacional" do grupo com os ataques. O governo americano criticou fortemente o atentado.

"Estamos investigando a mensagem assumindo a autoria pelo braço iemenita do Estado Islâmico. Os EUA estão tentando descobrir se o grupo tem uma estrutura que o permita coordenar este ataque. O EI agride por propaganda, mas todos os países da região estão ameaçados pelo grupo", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES