Estados Unidos dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, o chefe da Al Qaeda

A Agência Central de Inteligência (CIA) foi a responsável pelo ataque. O presidente Joe Biden vai gravar um anúncio oficial na Casa Branca.

EUA dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, o chefe da Al Qaeda | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos fizeram uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, no domingo (31), e mataram o líder Ayman al-Zawahiri, um dos fundadores da Al-Qaeda. Não há vítimas civis, de acordo com dirigentes do governo americano que pediram para não serem identificados.

Al Zawahiri sucedeu Osama bin Laden em 2011, após a morte do antigo líder por soldados dos EUA no Paquistão.

Estados Unidos dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, o chefe da Al Qaeda- Foto: Reprodução/G1

Leia Mais

O egípcio Zawahiri é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da al-Qaeda. Ele também é tido como o líder por trás do uso dos primeiros atentados suicidas e células independentes que se tornaram uma marca da rede.

A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi a responsável pelo ataque.

EUA no Afeganistão

Há quase um ano as forças dos EUA deixaram o Afeganistão. Isso permitiu que os talibãs retomasse o controle do país, após 20 anos afastados do poder.

Em um comunicado, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou que houve um ataque no domingo e fez críticas à operação, que classificou como uma violação aos "princípios internacionais".

Em julho, os EUA anunciaram a morte do líder do grupo Estado Islâmico na Síria, Maher al Agal, em um ataque com drones. A operação "enfraqueceu consideravelmente a capacidade" da organização "para preparar, financiar e realizar operações na região", afirmou na ocasião um porta-voz militar americano.

Pronunciamento de Biden

O presidente Joe Biden vai fazer um pronunciamento nesta segunda-feira (1º).

Biden planejava falar da varanda da Sala Azul da Casa Branca enquanto permanece isolado na residência enquanto continua testando positivo para Covid-19.

Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES