Estreia de reality com Reeva gera comoção e pode bater recorde

Expectativa é que a África do Sul pare neste sábado à noite para ver homenagem a ex-modelo morta pelo astro paralímpico Oscar Pistorius.

Estreia de reality com modelo morta gera comoção e pode ter recorde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma grande ansiedade se instala na África do Sul neste sábado à noite. A emissora SABC 1 vai exibir o primeiro capítulo da quinta temporada do reality show Ilha do Tesouro, que tem a participação da modelo Reeva Steenkamp, morta na última quinta-feira com quatro tiros disparados de uma pistola 9mm registrada pelo astro paralímpico Oscar Pistorius. O atleta foi preso pela polícia e acusado de assassinato premeditado. A expectativa é que o programa bata recordes de audiência no país.

Após a tragédia envolvendo a modelo, os produtores do reality show em contato com familiares de Steenkamp para explicar a decisão de manter a ex-modelo no reality show, que foi gravado antes da tragédia, e prometeram que ela vai ser lembrada como uma pessoa "feliz e cheia de bondade".

O reality show tem dez capítulos e já foi todo gravado em uma ilha na Jamaica. Mas a edição de estreia deste sábado foi novamente editada para servir como uma homenagem a Reeva Steenkamp e vai ter duas horas de duração. Assim como Oscar Pistorius, a ex-modelo era bastante querida no país e a exibição do programa pode comover e influenciar a opinião publica ainda mais contra o astro paralímpico.

A estreia deste sábado vai ter Reeva Steenkamp se descrevendo e falando em uma entrevista para seus concorrentes no programa que é importante "manter a dignidade, manter classe e ser sempre fiel a si mesmo". Ela pode ser vista nadando com golfinhos e também falando que aquele momento proporciou "memórias incríveis que eu vou guardar para sempre".

Segundo a produtora do programa, Samantha Moon, os espectadores vão ter a certeza de que Reeva Steenkamp era uma pessoa "feliz, saudável, bonita e vibrante". Moon também destacou que a exibição do programa é importante para não deixar que a ex-modelo vire apenas "mais uma na estatística". Na África do Sul, cerca de 45 pessoas morrem todos os dias vítimas de armas de fogo. É o segundo maior índice do mundo ficando apenas atrás da Colômbia segundo estatísticas da ONU.

Após o assassinado, a página de Reeva Steenkamp no site oficial do programa passou a receber homenagens de fãs, que postavam mensagens de carinho. Além disso, o site passou a exibir uma animação com uma vela acessa com a mensagem: "Estamos profundamente tristes e gostaríamos de estender nossas condolências à família e amigos de Reeva".

Ex-modelo vai ser cremada

A família da ex-modelo Reeva Steenkamp divulgou neste sábado que vai fazer um funeral privado na próxima terça-feira (19) em Port Elizabeth, na África do Sul. Será uma cerimônia na cidade em que ela viveu a maior parte da vida, com a presença apenas de amigos e familiares. O corpo será levado para o local no mesmo dia e será cremado. No mesmo dia, Oscar Pistorius vai participar de uma audiência onde vai pedir o estabelecimento de uma fiança para responder ao processo em que é acusado de assassinar a ex-namorada em liberdade.

Diferente do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo, onde um júri popular é responsável pela decisão, os julgamentos na África do Sul envolvem menos pessoas, como explica o Dr. Carlos Eduardo Japiassú, professor de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Se for condenado por homicídio doloso, onde há por parte do réu a intenção de matar sem dar à vitima a chance de defesa, Oscar Pistorius pode até passar o resto de sua vida na cadeia. E mesmo se não for condenado à prisão perpétua, ele seria obrigado a passar 25 anos preso, antes de ter o direito de pedir liberdade condicional. Até pouco tempo, a África do Sul ainda tinha pena de morte - como nos Estados Unidos -, mas isso terminou após o fim do apartheid.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES