Evo Morales defende uso das águas em fronteira com o Chile

Rio na fronteira entre Chile e Bolívia é motivo de controvérsia entre países

Presidente da Bolívia, Evo Morales, e vice-presidente do Irã | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu neste sábado (14) que as águas do rio Silala, que fica próximo à fronteira entre a Bolívia e o Chile, formam um manancial e que podem ser usadas para abastecimento público. Ele apresentou garrafas desta água que serão distribuídas na Cúpula do G77 e China, realizada neste fim de semana em seu país. O recurso é objeto de controvérsias com o Chile.

O líder apresentou com "enorme alegria" as garrafas "comemorativas" da Cúpula do G77 e destacou que se trata de água muito saudável que também será engarrafada para o consumo interno.

As águas do rio Silala, na região andina de Potosí, são objeto de uma controvérsia porque o Chile defende que se trata de um rio de curso internacional que beneficia o norte de seu território, enquanto a Bolívia assegura que é um manancial, cujas águas foram desviadas por canais artificiais.

Além da controvérsia pelos recursos do Silala, a Bolívia mantém com o Chile um conflito judicial para exigir uma restituição de sua saída ao Pacífico.

O governo de Evo Morales, apresentou no ano passado um requerimento perante a Corte Internacional de Justiça de Haia para pedir uma decisão que obrigue o Chile a negociar definitivamente uma saída ao Pacífico, após mais de cem anos de diálogo sem resultados.

O ex-presidente Carlos Mesa (2003-2005), tinha sido designado por Morales para apresentar o tema do julgamento contra o Chile em uma atividade paralela na sede da Cúpula do G77, mas o ato foi suspenso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES