Ex-guarda nazista de 100 anos será julgado na Alemanha

Alemão de 100 anos atuou no campo de concentração Sachsenhausen entre 1942 e 1945; segundo promotores, apesar da idade avançada, ele tem condições de ser julgado

Nazismo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ex-guarda de campo de concentração de 100 anos de idade será julgado na Alemanha em outubro, acusado de cumplicidade em 3.518 assassinatos, anunciaram promotores públicos.

O escritório do promotor em Neuruppin, que apresentou as acusações pela primeira vez em fevereiro, recebeu uma avaliação médica que confirmou que o homem estava “apto para ser julgado”, apesar de sua idade avançada.

Uma placa no antigo campo de concentração nazista de Sachsenhausen em Oranienburg, ao norte de Berlim. Fotografia: Tobias Schwarz / AFP / Getty Images 

As audiências serão limitadas a duas horas e meia por dia, de acordo com os promotores. O suspeito é acusado de “intencionalmente e de boa vontade” auxiliar no assassinato de prisioneiros no campo de Sachsenhausen em Oranienburg, ao norte de Berlim, entre 1942 e 1945.

Ele é acusado notavelmente de cumplicidade na “execução por fuzilamento de prisioneiros de guerra soviéticos em 1942” e no assassinato de prisioneiros “usando o gás venenoso Zyklon B”.

O réu, que não foi identificado de acordo com as leis de privacidade alemãs, vive no estado de Brandemburgo, fora de Berlim.

Thomas Walther, um advogado que representa várias das vítimas no caso, disse ao jornal alemão Welt am Sonntag: “Vários dos co-queixosos são tão velhos quanto os acusados e esperam que a justiça seja feita”.

 Sachsenhausen 

Sachsenhausen foi estabelecido em 1936 como o primeiro novo campo depois que Adolf Hitler deu às SS o controle total do sistema de campos de concentração nazista. Pretendia ser uma instalação modelo e um campo de treinamento para a rede que os nazistas construíram na Alemanha, Áustria e territórios ocupados.

Campo de  Sachsenhausen 

Mais de 200.000 pessoas foram mantidas lá entre 1936 e 1945. Dezenas de milhares de presidiários morreram de fome, doença, trabalho forçado e outras causas, bem como por meio de experiências médicas e operações sistemáticas de assassinato da SS, incluindo fuzilamento, enforcamento e gaseamento.

Os números exatos sobre os mortos variam, com estimativas superiores de cerca de 100.000, embora os estudiosos sugiram que os números de 40.000 a 50.000 sejam provavelmente mais precisos.

Em seus primeiros anos, a maioria dos prisioneiros eram prisioneiros políticos ou criminosos, mas também incluíam algumas Testemunhas de Jeová e gays. O primeiro grande grupo de prisioneiros judeus foi levado para lá em 1938, após a Noite dos Cacos de Vidro, ou Kristallnacht, um pogrom anti-semita.

Durante a guerra, Sachsenhausen foi expandido para incluir prisioneiros de guerra soviéticos - que foram fuzilados aos milhares - bem como outros.

Como em outros campos, os prisioneiros judeus foram escolhidos para receber um tratamento particularmente severo, e a maioria dos que permaneceram vivos em 1942 foram enviados para o campo de extermínio de Auschwitz.

A Alemanha tem caçado ex-funcionários nazistas desde a condenação de John Demjanjuk em 2011, com base no fato de que os guardas do campo serviram como parte da máquina de matar nazista, abriu um precedente legal.

Desde então, os tribunais proferiram vários veredictos de culpados com base nesses motivos, em vez de assassinatos ou atrocidades diretamente ligados ao indivíduo acusado.

Em julho, as autoridades alemãs confirmaram que estavam investigando um homem de 95 anos por seu papel como guarda nazista em um campo de prisioneiros de guerra onde muitos soldados soviéticos morreram.

Uma mulher de 96 anos será julgada no final de setembro na cidade de Itzehoe, no norte da Alemanha.

A mulher, que supostamente trabalhou durante a guerra como secretária do comandante SS do campo de concentração de Stutthof, foi acusada de mais de 10.000 acusações de cúmplice de assassinato no início deste ano.

Seu caso e as acusações contra o suspeito de 100 anos se baseiam em precedentes legais recentes na Alemanha, estabelecendo que qualquer pessoa que ajudou um campo nazista pode ser processado por cúmplice nos assassinatos cometidos lá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES