Ex-presidente da China é retirado de cerimônia escoltado

Imagens mostram Hu Jintao aparentemente relutando em sair, enquanto dois comissários o retiram do palco. Cena não foi exibida na transmissão oficial chinesa

presidente | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente chinês Hu Jintao foi inesperadamente escoltado para fora da cerimônia de encerramento do Congresso do Partido Comunista neste sábado (22). O governo da China não explicou o motivo dessa retirada.

Ex-presidente chinês Hu Jintao é retirado do seu lugar ao lado do atual líder - Foto: Tingshu Wang 

Hu, 79, é o antecessor imediato de Xi Jinping e estava sentado à esquerda do atual líder. Ele foi levado para fora do palco do auditório principal do Grande Salão do Povo em Pequim por dois comissários. 

Dando a impressão de estar angustiado, Hu parece resistir enquanto comissários o escoltam para fora. Na saída, ele trocou palavras com Xi e deu um tapinha no ombro do primeiro-ministro Li Keqiang, sentado à direita de Xi.

O vídeo do incidente, altamente incomum dada a meticulosa gestão de palco da maioria desses eventos, foi amplamente compartilhado nas redes sociais, mas não pôde ser encontrado nas plataformas de mídia social fortemente censuradas da China.

A cobertura da mídia estatal da cerimônia não incluiu a cena, que ocorreu assim que jornalistas estavam entrando no salão.

O Congresso do Partido Comunista, que acontece a cada cinco anos, foi encerrado neste sábado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES