Começa batizado do Príncipe George, filho de Kate e William

Cerimônia ocorre nesta quarta no Palácio de St. James.

Fãs da família real fazem vigília por batizado do Príncipe George | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

eve início a cerimônia de batismo do Príncipe George Alexander Louis, primeiro filho de Kate Middleton e do Príncipe William, nesta quarta-feira (23) no Palácio de St. James em Londres, na Inglaterra. A cerimônia começou às 15h do horário local (12h no horário de Brasília) e deve durar cerca de 45 minutos.

O arcebispo de Cantebury, reverendo Justin Welby, é o responsável por batizar o príncipe de três meses, que é terceiro na linha de sucessão ao trono real, atrás apenas do pai e do avô, Príncipe Charles. O batismo é necessário para todos aqueles na linha de sucessão, uma vez que o monarca torna-se também o chefe da Igreja Anglicana.

Kate e William chegaram com o filho por volta das 14h30. De acordo com a BBC, eles disseram estar "muito animados". O Príncipe Charles foi um dos primeiros a chegar, por volta das 13h20.

Na discreta cerimônia, só familiares e amigos próximos de Kate e William estiveram presentes. Segundo o jornal "Daily Telegraph", haviam 22 convidados, entre os quais estavam a Rainha Elizabeth II; o Príncipe Charles e sua mulher Camilla Parker-Bowles; o Príncipe Harry, irmão de William; os pais de Kate, Carole e Michael; e os irmãos da Duquesa, Pippa e James.

Os Duques de Cambridge escolheram sete padrinhos para o batizado, entre parentes e amigos de seu círculo íntimo: Zara Tindall, prima de William; Jamie Lowther-Pinkerton, secretário pessoal do casal; Julia Samuel, amiga próxima da princesa Diana, mãe de William; Oliver Baker, amigo de universidade de William e Kate; Emilia Jardine-Paterson, amiga de colégio de Kate; William van Cutsem, amigo de longa-data da família real; e Hugh Grosvenor, filho do Duque de Westminster.

Para o batismo, George usou uma réplica do traje usado por vários membros da família, começando pela filha mais velha da rainha Victoria, a princesa Real Victoria, batizada em 1841.

A pia batismal usada na celebração também data da época da Rainha Vitória, tendo sido feita especialmente para o batizado do primeiro filho dela. A água foi trazida especialmente do rio Jordão, no Oriente Médio.

Após a cerimônia, os convidados irão se dirigir para uma pequena recepção na Clarence House, residência oficial de Charles, Príncipe de Gales, e sua mulher.

Discrição

Na segunda aparição pública do Príncipe George, que posou para fotos com seus pais ao deixar a maternidade um dia após seu nascimento, em 22 de julho, Kate e William optaram por quebrar protocolos e realizar uma cerimônia mais privada.

A escolha do casal se reflete na escolha do Palácio de St. James, já que a maioria das altas figuras da realeza foram batizadas Palácio de Buckingham, assim como William, Charles e a própria Rainha Elizabeth II. A princesa Beatrice, prima de William, foi a última criança da família real batizada no palácio de Saint James, em 1988.

"Eu acho que eles não querem ser exageradamente reais, exageradamente ricos ou exageradamente formais. Eles só querem batizar seu filho", diz Penny Junor, uma das biógrafas da família real.

Os pais têm se esforçado para evitar a exposição de George na mídia. A última vez em que se divulgou publicamente uma foto do bebê ? que tem três meses de idade ? foi em agosto.

Por isso, há muito interesse de jornais e revistas nas fotos que serão divulgadas agora. Uma delas, em especial, é muito aguardada: a da rainha com seu filho Charles, o neto William e o bisneto George.

Será a fotografia com o maior número de pessoas da linhagem de sucessão do trono ao lado do monarca desde julho de 1894. A imagem será feita pelo fotógrafo de Hollywood Jason Bell, que teria sido escolhido após entrevistas realizadas por William e Kate com vários candidatos.

Bell, de 44 anos, é um fotógrafo premiado conhecido por retratos de celebridades como o músico Paul McCartney, o jogador de futebol David Beckham, o ator Daniel Craig e estrelas de Hollywood como Johnny Depp e Nicole Kidman.

Presente italiano e cartão gigante

Os Duques de Cambridge receberam nesta quarta-feira em sua residência chocolates de Modica, produto artesanal italiano. As barras de chocolate foram embrulhadas em papel especial dedicado ao batismo.

O chocolate foi produzido pelo Mestre Ignazio Iacono, em respeito a tradicional receita de 1746, utilizando pasta de cacau do Equador, açúcar italiano, baunilha do Madagascar e canela do Sri Lanka.

O presente foi acompanhado por uma mensagem de felicidade pela ocasião.

George ainda recebeu antes da cerimônia um cartão gigante com mais de 5 mil assinaturas de fiéis cristãos por ocasião de seu batismo. O cartão foi entregue pelo diretor-executivo da rádio Premier Christian, Peter Kerridge.

A carta, segundo informou Kerridge nesta segunda-feira, lem a mensagem: "A bênção mais rica de Deus no dia de seu batismo", como forma de os fiéis manifestarem os bons votos para George de Cambridge.

Moeda comemorativa

No início de outubro, a Casa da Moeda Britânica (Royal Mint) lançou uma moeda comemorativa para o batismo do príncipe George, primogênito do casal real William e Kate Middleton, que acontece neste mês.

A moeda foi deita em duas versões. A de ouro, que faz parte de uma edição limitada, será vendida por 50 mil libras esterlinas (cerca de R$ 177 mil). Mas também será lançada uma versão mais econômica chamada "Brillant Uncirculated", de prata, que custará 13 libras esterlinas (cerca de R$ 46).

Nas medalhas estarão impressas o símbolo oficial da Torre de Londres, dois querubins tocando harpa, e a frase real em latim "Dieu et mon droit" (Deus é meu direito, em português).

Antes de ser criada, o desenho da moeda comemorativa teve que ser aprovado pelo casal real. Também contou com a aprovação da rainha Elizabeth II da Inglaterra, como também do chefe do Tesouro, George Osborne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES