FBI confirma substância letal ricina em carta enviada ao presidente Barack Obama nos EUA

A ricina é uma substância altamente tóxica, de origem vegetal, encontrada na semente de mamona

Obama | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O FBI confirmou nesta quarta-feira (17) que testes preliminares apontaram a presença da substância letal ricina em uma carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O envelope, recebido ontem no centro de distribuição postal da Casa Branca, situado fora do complexo presidencial, foi interceptado pelo Serviço Secreto norte-americano.

A ricina é uma substância altamente tóxica, de origem vegetal, encontrada na semente de mamona. Não há antídoto após a aspiração ou ingestão do veneno.

O FBI informou ainda que novos testes estão sendo feitos no material colhido e que o resultado definitivo deve ser conhecido em até 48 horas.

"Sempre que os testes indicam a possibilidade de um agente biológico, o material é enviado a um laboratório para análise posterior. Somente um exame completo pode determinar a presença de um agente biológico como a ricina. Estes testes já estão sendo feitos e costumam demorar de 24 a 48 horas", diz o comunicado do FBI.

A mesma substância foi encontrada ontem em uma carta enviada ao senador republicano Roger Wicker, que representa o Mississipi --o envelope também foi interceptado pelas autoridades.

O envio das cartas ocorre um dia depois que explosões em locais próximos à linha de chegada da Maratona de Boston deixaram três mortos e 176 feridos. O FBI afirma, porém, que por enquanto não há evidências de conexão entre os casos.

FBI não confirma conexão de cartas com ataques

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (17) em Washington, Jay Carney, secretário de comunicação da Casa Branca, confirmou a tese do FBI e disse que as investigações sobre os ataques tiveram "avanço substancial". Embora o próprio FBI ainda não tenha informações que comprovem se o ataque foi feito por uma pessoa ou com apoio de organização terrorista, disse Carney.

O secretário disse ainda que o presidente Barack Obama se reuniu ontem e na manhã desta quarta-feira com a cúpula do FBI para ter mais informações sobre as investigações e que o presidente garantiu que os responsáveis pelos ataques serão punidos.

Ainda segundo o secretário, Obama também garantiu que todos os norte-americanos serão informados sobre os detalhes da investigação, em especial os cidadãos de Boston que mostraram muita "bravura".

De acordo com a agência de notícias Reuters, o sargento do Senado, Terrance Gaines, informou que a carta enviada ao senador Wicker foi postada em Memphis, no Tennessee, e não tinha remetente.

Na ocasião, senadores disseram a repórteres que o incidente lembrou os ataques com antraz ocorridos após os atentados contra as torres do World Trade Center e contra o Pentágono, em 11 de setembro de 2001.

"Não sei se é uma coincidência. É muito cedo para dizer. Não sabemos o suficiente sobre Boston", disse ontem o senador Richard Durbin, o segundo principal democrata no Senado.

Congresso recebe pacotes suspeitos

A polícia do Congresso dos EUA esvaziou partes de dois edifícios do Senado, nesta quarta-feira, devido a preocupações com cartas e um pacote suspeitos.

Partes do edifícios Russell e Hart foram esvaziadas enquanto as autoridades investigam as ameaças, disse um porta-voz da polícia do Capitólio.

Policiais estão analisando um pacote suspeito no edifício Hart e também envelopes no edifício Russell, além de estarem interrogando uma pessoa envolvida com as suspeitas, disse o porta-voz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES