Fernández aumenta impostos sobre exportações agrícolas da Argentina

Novo governo afirma que, por causa da desvalorização do peso frente ao dólar, precisou alterar o método de cobrança do tributo para vendas ao exterior. Trigo pode ficar mais caro para o Brasil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo governo da Argentina, comandado por Alberto Fernández, decidiu neste sábado (14) aumentar os impostos sobre as exportações agrícolas, medida tomada em meio à crise econômica que atravessa o país, um dos maiores produtores e exportadores de grãos e derivados do mundo.

Alberto Fernández durante coletiva em 6 de dezembro — Foto: Agustin Marcarian/Reuters 

Segundo a agência de notícias EFE, foram publicados um decreto e uma resolução que alteram a legislação de exportações do país, que o ex-presidente Maurício Macri lançou em setembro de 2018.

O texto diz que "levando em conta a grave situação enfrentada pelas finanças públicas, é necessário adotar medidas urgentes fiscal que permita atender, pelo menos parcialmente, às despesas orçamentárias com recursos genuínos".

Até agora, as exportações agrícolas eram tributadas a uma taxa de 4 pesos por cada dólar exportado. Mas o executivo argentino alegou que, desde que esse esquema foi implementado, "houve uma deterioração do valor dos pesos em relação ao dólar.

Agora, o pagamento dessa taxa será eliminado e substituído por uma taxa de 9% para todos os produtos em geral.

Para a soja, o principal produto de exportação da Argentina, o aumento é significativo. Atualmente os exportadores do grão pagam 18% e, com a mudança, a taxa vai para 27%.

Neste sábado, o governo argentino anunciou outra medida econômica: o aumento no custo para a demissão de trabalhadores. Por 180 dias, quem for demitido por justa causa terá que receber o dobro da rescisão trabalhista.

Trigo pode ficar mais caro para o Brasil

A Argentina é a principal fornecedora de trigo e farinha do Brasil, e a decisão pode deixar o produto mais caro para a indústria. O cereal é o principal produto agrícola importado pelos brasileiros, de acordo com o Ministério da Agricultura. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o imposto de exportação argentino para o trigo era de aproximadamente 10,5% e 8% para a farinha.

Com a taxa adicional, a tributação vai praticamente dobrar, o que aumenta o valor do produto no mercado internacional. O Brasil comprou da Argentina 4,80 milhões de toneladas de trigo até novembro, isso equivale a mais de um terço da estimativa do que as indústrias brasileiras vão consumir em 2019 (12,8 milhões de toneladas).

Governo Kirchner também taxou o agro

Os impostos de exportação foram o foco de um grave conflito entre o setor rural e o governo argentino nos últimos anos de Cristina Kirchner (2007-2015) no poder e que hoje é vice-presidente do país.

Esse conflito incluiu protestos prolongados de empregadores rurais, com barreiras e greves para comercializar produtos agrícolas, que naquele ano tiveram um impacto total na atividade econômica do país.

Ao assumir em 2015, o ex-presidente Maurício Macri chegou a retirar a taxação, mas, em 2018, o governo argentino voltou a cobrar tributos da atividade agrícola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES