Finlândia, país vizinho da Rússia, anuncia que quer entrar na Otan

Anúncio foi feito neste domingo (15) no Palácio Presidencial, em Helsinque. Adesão significa uma expansão considerável do território da aliança militar nos arredores da Rússia.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente e a primeira-ministra da Finlândia anunciaram neste domingo (15) que o país nórdico pretende se inscrever na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), abrindo caminho para a aliança militar ocidental de 30 membros se expandir em meio à guerra da Rússia na Ucrânia. Com informações do G1.

Sauli Niinisto e Sanna Marin fizeram o anúncio durante uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque. “Este é um dia histórico. Uma nova era começa”, disse Niinisto.

O anúncio foi feito durante coletiva no Palácio Presidencial (Foto: reprodução)

Agora, espera-se que o Parlamento finlandês aprove a decisão nos próximos dias. Porém, essa aprovação é considerada uma formalidade.

Um pedido formal de adesão também será submetido à sede da Otan em Bruxelas, provavelmente na próxima semana.

Reunião em Berlim

Os principais diplomatas da Otan se reuniram neste domingo, em Berlim, Alemanha, para discutir o fornecimento de mais apoio à Ucrânia e os movimentos da Finlândia, Suécia e outros para se juntarem diante das ameaças da Rússia.

Um alto funcionário da Otan afirmou, durante a reunião, que o avanço militar da Rússia na Ucrânia parece estar falhando e expressou esperança de que Kiev possa vencer a guerra, já que a vizinha Finlândia anunciou que quer se juntar à aliança militar ocidental.

“A brutal invasão (pela) Rússia está perdendo força”, disse o vice-secretário geral da Otan, Mircea Geoana, a repórteres.

“Sabemos que com a bravura do povo e do exército ucranianos e com a nossa ajuda, a Ucrânia pode vencer esta guerra.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES