Garota americana de 12 anos com ameba que “come” cérebro já consegue falar algumas palavras

Kali Hardig, de 12 anos, estava em coma induzido em hospital do Arkansas. Médico diz que paciente já pode comer alguns alimentos e tomar líquidos.

Kali Hardig, de 12 anos, em imagem feita em abril pela família, nos EUA | Traci Hardig/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A adolescente americana Kali Hardig, de 12 anos, já consegue pronunciar algumas palavras após contrair uma ameba que "come" o cérebro, enquanto nadava em um parque aquático. A adolescente está internada desde julho no Hospital Infantil do Arkansas, em Little Rock, onde até então estava em coma induzido.

Segundo um dos médicos que cuidam da paciente, ela também já pode ingerir alguns alimentos e líquidos.

A mãe de Kali, Traci Hardig, tem acompanhado toda a luta da filha contra o parasita Naegleria fowleri, que quase sempre causa uma infecção fatal nas meninges (membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central).

Há algumas semanas, a garota teve o corpo resfriado para tentar reduzir o inchaço, foi tratada com um medicamente usado normalmente para câncer de mama e mantida sob ventilação mecânica por mais de 15 dias.

Desde então, Kali tem feito "progressos incríveis", avaliam os médicos, o que inclui respirar por conta própria, escrever o próprio nome e responder a perguntas. Exames também não mostram mais sinais da ameba no organismo.

Na segunda-feira (26), o americano Zachary Reyna, de 12 anos, morreu na Flórida após pegar esse mesmo parasita, enquanto brincava com amigos em uma vala perto de casa.

Entenda o caso

Kali Hardig, que vive em um subúrbio perto da cidade de Benton, no Arkansas, foi diagnosticada em julho. Segundo o médico Mark Heulitt, um dos especialistas que atendem a paciente, há relatos de apenas dois sobreviventes a essa doença até agora ? um nos EUA e outro no México. Kali, portanto, pode ser a terceira.

No dia 19 de julho, a mãe da garota ? que luta contra um câncer de mama ? levou a filha com febre alta para o Hospital Infantil do Arkansas. Para as autoridades de saúde americanas, o sucesso de Kali se deve em grande parte à detecção e ao diagnóstico precoces da doença, e a um tratamento experimental.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Arkansas, em entrevista à agência de notícias Associated Press, o parque aquático onde a garota nadou está fechado. O local tem um lago com areia no fundo, e é provável que Kali tenha entrado em contato com o protozoário ali.

Desde 1962, foram relatados cerca de 130 casos dessa forma de meningite (chamada meningoencefalite amebiana primária) nos EUA, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

Como a ameba age

A Naegleria fowleri é frequentemente encontrada em água doce, como lagos, rios e nascentes de água quente. Esse parasita nada livremente e, em geral, entra no corpo pelo nariz, enquanto as pessoas nadam ou mergulham. Ele pode, então, chegar até o cérebro e causar uma infecção devastadora.

Os sintomas iniciais costumam começar dentro de um a sete dias e podem incluir dor de cabeça, febre, náusea e vômitos. A doença progride rapidamente, e outros sinais comuns são rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio, convulsões e alucinações. Além disso, a infecção destrói o tecido cerebral e pode causar edema (acúmulo de líquido) e morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES