Hadaka Matsuri: Conheça o festival japonês onde 9 mil homens seminus se esfregam uns aos outros

Ainda que se chame ‘festival nu’, os participantes do sexo masculino não estão realmente sem roupas

"hadaka matsuri" literalmente significa "festival nu" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em japonês, "hadaka matsuri" (裸 祭り) literalmente significa "festival nu." É um dos mais famosos festivais e ocorre em Okayama, Japão. De acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão, nove mil pessoas costumam participar.

Ainda que se chame ?festival nu?, os participantes do sexo masculino não estão realmente sem roupas. No entanto, eles se vestem tipicamente apenas com fundoshi (ふんどし), que é uma tanga tradicional japonesa, segurando varas sagradas atreladas ao corpo, bem como outros itens associados à fortuna.

Essas pessoas que participam lutam ferozmente umas com as outras com um par de bastões sagrados da sorte medindo 4 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento, que são jogados no meio da multidão pelo líder religioso do xintoísmo, de uma janela de 4 m de altura.

Qualquer pessoa que, felizmente, se apodera do Shingi e o empurra na posição vertical em uma caixa de medição de madeira, conhecida como masu, que é empilhada com arroz; é chamado de ?homem de sorte?, e é abençoado com um ano de felicidade. Os outros itens da sorte são feixes de tiras de salgueiro, e embora 100 deles sejam jogados no meio da multidão, não é uma tarefa fácil pegá-los.

Muitos acreditam que o primeiro Hadaka Matsuri surgiu durante o Período Nara, mais especificamente 767 d.C. O governador de Owari visitou o Santuário de Owari Shosha, também conhecido como Santuário Konomiya, em uma tentativa de expulsar os maus espíritos e trazer um tempo de prosperidade e saúde. Isso veio num momento em que uma praga estava se espalhando no Japão e o imperador Shotoku estava fazendo tudo o que podia para aliviar a nação do medo de pegar a doença.

Na época, o baixo escalão de sacerdotes xintoístas, conhecidos como Shanin, pegavam uma (normalmente não) pessoa pobre para se tornar o Shin-Otoko, ou o ?homem piedoso?. De acordo com as tradições xintoístas, as pessoas nuas têm o poder de absorver e transportar para os outros a sorte, por isso durante estes tempos difíceis, o Shin-Otoko foi enviado pelas ruas nu e todo mundo corria para tocá-lo, cada um esperando passar a sua má-sorte. O Shin- Otoko foi então conduzido a partir da cidade, absorvendo todos os azares e carregando consigo.

Outra origem atribulada a esse festival data por volta 500 anos atrás, quando os adoradores competiram para receber talismãs de papel chamado Go-o, que eram jogados pelo líder religioso. Estes talismãs eram símbolos da conclusão do Ano Novo, um treinamento ascético pelos sacerdotes. Como aquelas pessoas que recebiam estes talismãs acabavam recebendo coisas boas ao longo do ano, o número de pessoas disputando por eles foi aumentando a cada ano. No entanto, como o papel era facilmente rasgado, os talismãs foram trocados por tiras de salgueiro que conhecemos hoje.

Uma vez que cada equipe entregou a sua vara sagrada, eles se alinham em um longo caminho que conduz ao templo, esperando quem será o Shin-Otoko. É uma grande honra ser escolhido para esta posição e, ao receber a notícia de que você vai ser o Shin-Otoko, você deve passar por rituais de purificação completos, que incluem a depilação completa do corpo, fazendo com que a sorte seja mais fácil de transferir. Apenas oficiais e pessoas trajando o fundoshi podem tocar no corpo purificado para receber a sorte. No Japão, o corpo não é visto como algo para se envergonhar, como em algumas partes do mundo. Nas fontes termais e banhos públicos, por exemplo, as pessoas se banham com estranhos, bem como amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho.

À medida que a Shin-Otoko entra, a multidão de milhares de pessoas vai em sua direção. Ao chegarem, água gelada é jogada sobre eles, o que não só provoca um vapor misterioso vindo da massa de corpos, mas também é feito para acalmar e tentar deixar os membros ansiosos.

Embora haja um pouco de controvérsia em torno do festival, pois é muito comum que esses homens bêbados e seminus se machuquem e, infelizmente, machuquem outros; esta é uma celebração antiga que é reverenciada por muitos. Essa recepção acolhedora e calorosa que o povo de Konomiya oferta para aqueles que visitam neste dia especial é verdadeiramente surpreendente e fazem deste um festival anual que vale a pena participar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES