Holanda vai remover ponte histórica para iate de Jeff Bezos passar

A ponte - conhecida como De Hef - tem uma longa história que remonta a 1877

Jeff | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Roterdã, cidade localizada na Holanda, vai remover uma ponte histórica para permitir a passagem de um super iate construído para o fundador da Amazon, o bilionário Jeff Bezos.

O iate de luxo está sendo construído pela empresa holandesa Oceanco e foi vinculado a Bezos no ano passado. A embarcação tem 127 metros de comprimento e segundo informações seria alta demais para conseguir passar por baixo da Ponte Koningshaven.

A ponte - conhecida como De Hef - tem uma longa história que remonta a 1877

Um porta-voz do prefeito confirmou o plano aos jornalistas. Afirmou que Bezos vai pagar a conta da retirada da ponte por meio da Oceanco. Segundo a imprensa holandesa, a parte central da ponte da cidade, conhecida localmente como De Hef, seria temporariamente removida para permitir a passagem do barco de 40 metros de altura.

Jeff Bezos (Foto: Infomoney)

A mudança é controversa porque a ponte de aço tem uma longa história e foi reconhecida como um monumento nacional. Recentemente, ela passou por uma grande reforma, que a interditou entre 2014 e 2017.

A agência de notícias AFP relatou que o gabinete do prefeito alegou que a construção do iate gerou muitos empregos, o que impulsionou o plano de desmontar a ponte. A prefeitura também prometeu que a ponte seria reconstruída em sua forma atual.

"É a única rota para o mar", acrescentou um porta-voz do prefeito. O sentimento foi ecoado pelo líder do projeto de reforma da ponte, Marcel Walravens, que disse que não seria prático terminar a construção do iate em outro lugar. Ele disse ao site Rijnmond que o projeto era "muito importante" do ponto de vista econômico e citou a reputação de Roterdã como a "capital marítima da Europa".

"A construção naval e a atividade nesse setor são um importante pilar do município", afirmou. Walravens disse a um jornal local que a passagem do iate acontecerá no verão. As autoridades esperam que a ponte possa ser removida e substituída dentro de algumas semanas.

Detalhes sobre iates de luxo que estão sendo construídos pela Oceanco surgiram no ano passado. A empresa permanece sem falar sobre seus clientes, mas uma biografia da Bloomberg sobre Bezos em 2021 confirmou os rumores de que ele seria o proprietário.

Conhecido como Y721, o navio será o maior de seu tipo no mundo, de acordo com a Boat International. Há rumores de que ele possui muitos recursos de luxo, como um "iate de apoio" que acompanha o barco e uma plataforma de pouso de helicóptero. A retirada da ponte foi criticada pelo político Stephan Leewis no Twitter, que criticou a "derrubada de nosso belo monumento nacional."

A Forbes estima que o fundador da Amazon tenha uma fortuna de US$ 175 bilhões (cerca de R$ 924,7 bilhões) e atualmente o classifica como o terceiro mais rico do mundo. Além de ser o maior nome no setor de comércio eletrônico, Bezos também é dono do jornal Washington Post e da empresa espacial Blue Origin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES