Imprensa mundial repercute vitória de Lula; veja as principais manchetes

Jornais internacionais apontaram que derrota do atual presidente foi “rejeição” à extrema direita

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições foi destaque dos principais noticiários internacionais neste domingo (30). As publicações retrataram a derrota de Jair Bolsonaro (PL) como "rejeição" à extrema direita. 

O jornal norte-americano The New York Times estampou o resultado das eleições com a manchete “Brasil elege Lula, ex-líder de esquerda, em repreensão a Bolsonaro”, afirmando que o país “expulsou” o atual presidente do poder, como “repreensão ao movimento de extrema-direita”. Ainda na reportagem, a vitória é tida como “renascimento político impressionante para Lula”. 

Foto: Reprodução/The New York Times

O também norte-americano Washington Post chamou o presidente eleito de “ícone da esquerda da América Latina”, dizendo que Lula volta ao poder “com a promessa de defender a democracia, restaurar a social e salvar a floresta amazônica”. 

Foto: Reprodução/Washington Post

No Reino, o The Guardian destacou vitória de Lula como “retorno surpreendente para derrotar Bolsonaro de extrema-direita”, e afirmou que o pleito é um dos mais “significativos e contundentes da história do País”. O jornal também chamou a atenção para a comemoração na Avenida Paulista, em São Paulo, com milhares de eleitores. 

Leia Mais

Foto: Reprodução/The Guardian

O noticiário espanhol El País afirmou que “a esquerda latino-americana recebe Lula de braços abertos”, dando ênfase aos presidentes progressistas que celebraram o retorno do presidente reeleito. O jornal também citou o silêncio de Bolsonaro, e também a comemoração dos eleitores na capital paulista. 

Foto: Reprodução/El País

O francês Le Monde apontou o resultado apertado entre os dois candidatos, e levantou a dúvida se Bolsonaro aceitará ou não o veredito das urnas. “Sendo o primeiro presidente candidato a um segundo mandato a não ser reeleito desde o retorno à democracia em 1985”. O jornal ainda relembrou os ataques do presidente ao sistema de votação eletrônica, que intitulou de “fraudulenta”. 

Foto: Reprodução/ Le Monde

Já a BBC afirmou que o Brasil deu uma “guinada para a esquerda” com a eleição de Lula neste domingo. O site também destacou que a campanha foi divisiva que “viu dois rivais em lados opostos do espectro político se enfrentarem”.

Foto: Reprodução/BBC



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES