Índia proíbe prática que dá fim a casamentos até pelo WhatsApp

Decisão contra o triplo talaq foi considerada histórica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indiana Shayara Bano, 35 anos, viu seu mundo vir abaixo quando, em outubro de 2015 – enquanto fazia um tratamento médico na casa dos pais, no norte da Índia – recebeu um telegrama do marido. Na mensagem, a palavra 'talaq' foi repetida três vezes.

Com isso, a indiana, que estava casada há 15 anos, passou a ser uma mulher divorciada. Simples assim. Afinal, o triplo ' talaq ' é um benefício dos homens muçulmanos. Para se divorciar da esposa, eles só precisam dizer a ela a palavra (que significa divórcio) três vezes.

Isso aconteceu com Shayara e com outras diversas mulheres em toda a Índia. De acordo com uma reportagem da BBC , no último ano, alguns muçulmanos chegaram a declarar divórcio até por meio do WhatsApp e Skype.

Nesta terça-feira (22), porém, a Suprema Corte da Índia decidiu banir essa prática do divórcio instantâneo entre muçulmanos em todo o país.

De acordo com o veredicto, a prática é ilegal e contraria os princípios do Islã. Tal recurso, inclusive, não consta no Alcorão.

Vitória das mulheres

A decisão – tomada com três votos a favor e dois contra – foi considerada histórica por grupos que defendem os direitos das mulheres.

Apesar de ser praticado há décadas entre comunidades muçulmanas indianas, o gesto não é mencionado na lei islâmica (sharia) ou no Alcorão.

Além disso, na maioria dos casos, as mulheres divorciadas imediatamente de seus maridos vêm de famílias pobres e ficam sem chão ao perderem a ajuda financeira do marido, impossibilitadas de trabalhar e de se autosustentar.

Na Índia, os muçulmanos, cristão e hindus seguem leis religiosas diferentes em temas como casamento , divórcio, herança e adoção. Com a Suprema Corte da Índia banindo o triplo 'talaq', as mulheres ganham um pouco mais de direitos sobre o futuro dos seus casamentos e das suas vidas.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES