Indonésia aprova lei que proíbe sexo fora do casamento

Grupos de direitos dizem que o código penal alterado ressalta a mudança em direção ao fundamentalismo

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O parlamento da Indonésia revisou o código penal do país para proibir o sexo fora do casamento e restringir a liberdade de expressão, em um revés dramático para as liberdades na terceira maior democracia do mundo.

Aprovada com o apoio de todos os partidos políticos, a legislação draconiana chocou não apenas os ativistas de direitos humanos, mas também o crescente setor de turismo do país, que depende de um fluxo de visitantes para suas ilhas tropicais.

Indonésia aprova lei que proíbe sexo fora do casamento (Foto: reprodução)Jornais na Austrália rotularam a legislação de “proibição de bonk de Bali”, pois a lei se aplicará a indonésios e estrangeiros visitantes. Mais de 1 milhão de australianos visitam a Indonésia a cada ano, com muitos indo para Bali para seus retiros de ioga, surfe e festas noturnas na praia.

Maulana Yusran, vice-chefe do conselho da indústria de turismo da Indonésia, disse que o código era “totalmente contraproducente” e introduzido no momento em que o país tentava se recuperar da pandemia. “Lamentamos profundamente que o governo tenha fechado os olhos”, disse ele.

O embaixador dos Estados Unidos na Indonésia, Sung Kim, alertou que a lei pode diminuir o interesse comercial internacional. “Criminalizar as decisões pessoais dos indivíduos teria grande importância na matriz de decisão de muitas empresas que determinam se devem investir na Indonésia”, disse ele.

Grupos de direitos humanos há muito protestam contra o código, que também proíbe manifestações públicas não sancionadas e blasfêmia religiosa.

“O que estamos testemunhando é um golpe significativo no progresso duramente conquistado da Indonésia na proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais ao longo de mais de duas décadas”, disse Usman Hamid, diretor executivo da Anistia Internacional na Indonésia, que descreveu o código penal como “terrível”.

“Proibir o sexo fora do casamento é uma violação do direito à privacidade protegido pela lei internacional”, disse Hamid. “Relações sexuais consensuais não devem ser tratadas como ofensa criminal ou violação da 'moralidade'.”

Grupos de direitos humanos dizem que a medida ressalta uma crescente mudança em direção ao fundamentalismo em um país de maioria muçulmana há muito aclamado por sua tolerância religiosa, com o secularismo consagrado em sua constituição.

No entanto, os legisladores saudaram a votação como um esforço de décadas para substituir as leis coloniais holandesas que continuam sendo uma parte importante do sistema judicial do país. Yasonna Laoly, ministra da lei e direitos humanos, disse ao parlamento: “Fizemos o possível para acomodar as questões importantes e as diferentes opiniões que foram debatidas. No entanto, é hora de tomarmos uma decisão histórica sobre a alteração do código penal e deixarmos para trás o código penal colonial que herdamos”.

Os defensores das novas leis dizem que, embora o sexo fora do casamento seja punível com um ano de prisão e a coabitação com seis meses, as acusações podem ser baseadas apenas em relatórios policiais apresentados por um cônjuge, pais ou filhos.

Mas Taufik Basari, um legislador do partido NasDem, disse que se um turista visitando Bali, por exemplo, fizer sexo consensual com um cidadão indonésio, e isso for denunciado à polícia pelo pai ou filho do indonésio, esse turista poderá ser preso.

“Sei que vai impactar o turismo, e é por isso que devemos explicar ao público que as denúncias à polícia devem se limitar ao que a família considera realmente importante”, disse ele. “Como parlamentar, tentarei encontrar mais limitações para a implementação desses artigos.”

Andreas Harsono, pesquisador sênior da Human Rights Watch na Indonésia, disse que o código pode ser aplicado seletivamente por causa de sua impraticabilidade, citando “milhões” de casais não casados coabitantes na Indonésia.

Há temores de que as regras possam ter um impacto severo nas comunidades LGBTQ+ na Indonésia, onde o casamento gay não é reconhecido. Um rascunho anterior do código estava prestes a ser aprovado em 2019, mas o processo foi adiado depois que dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em protestos em todo o país.

Mas os comícios na terça-feira foram mais silenciosos, com apenas cerca de uma dúzia de manifestantes se reunindo e segurando faixas no centro de Jacarta.

Citra Referandum, diretor do Instituto Indonésio de Assistência Jurídica, juntou-se a um pequeno protesto do lado de fora do prédio do parlamento em Jacarta na terça-feira. Ela disse esperar que “a raiva das pessoas aumente”.

“A democracia indonésia está morta”, disse ela. “Isso se reflete em um processo não transparente ou participativo e na substância antidemocrática do código penal.”

Sob o novo código, a promoção da contracepção é ilegal. Também mantém o aborto como crime, mas acrescenta exceções para mulheres com condições médicas com risco de vida e para estupro, desde que o feto tenha menos de 12 semanas de idade, em conformidade com o que já está regulamentado.

Ele restaura a proibição de insultar um presidente e vice-presidente em exercício, instituições estatais e ideologia nacional - uma lei antiga que o tribunal superior da Indonésia anulou em 2006. Insultos a um presidente em exercício devem ser relatados pelo presidente e podem levar até três anos na cadeia.

Sasmito Madrim, presidente da Aliança de Jornalistas Independentes (AJI) da Indonésia, disse que o código restringe o “trabalho básico” da reportagem. Ele destacou 17 “artigos problemáticos” que criminalizavam a “difusão do comunismo”, difamação dos mortos e críticas a líderes públicos, entre outras áreas. Ele acrescentou: “O novo código tem o potencial de enviar jornalistas para a prisão”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES