Influencer iraniana Angelina Jolie “zumbi” é presa por blasfêmia

A estrela iraniana do Instagram que ficou famosa por postar fotos que mostram até onde foi capaz de chegar para se parecer com a atriz americana Angelina Jolie foi presa, segundo a imprensa do Irã. Sahar Tabar é acusada de crimes como blasfêmia (insulto a Deus e costumes sagrados) e instigação à violência, diz a agência de notícias Tasnim.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sahar Tabar é acusada de crimes como blasfêmia (insulto a Deus e costumes sagrados) e instigação à violência, diz a agência de notícias Tasnim.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A ordem de prisão teria partido de uma Corte em Teerã, capital iraniana, que lida com "crimes culturais, e corrupção moral e social". Tabar ganhou fama mundial no ano passado depois que suas fotos viralizaram na internet.

Embora haja rumores de que ela tenha se submetido a mais de 50 cirurgias plásticas para se parecer com a atriz, a maioria das imagens teria passado por um processo intenso de edição digital.


Quem é Sahar Tabar?

A jovem de 22 anos atraiu a atenção do mundo com fotos e vídeos nos quais ela parece a versão "zumbi" de Angelina Jolie, diz o jornalista da BBC Oriente Médio Sebastian Usher.

Com bochechas enxertadas, lábios inchados e nariz extremamente arrebitado, ela provocou discussões sobre os excessos de cirurgias plásticas.

Direito de imagemREPRODUÇÃO/INSTAGRAMImage captionDesde a prisão, o Instagram de Tahar foi deletado

Em algumas fotos, Tabar aparece com esparadrapos no nariz, indicando que teria passado por uma plástica, e usando um hijab frouxo sobre os cabelos.

Após fascinar e horrorizar seus mais de 26,8 mil seguidores no Instagram, ela também deu indicações de que boa parte da sua aparência fantasmagórica se devia a maquiagem e edição digital — na realidade, ela havia se transformado numa espécie de instalação artística.

O que se sabe sobre a prisão

Tabar foi presa após a polícia receber reclamações contra ela, diz a agência Tasnim. Ela é acusada de blasfêmia, instigação à violência, aquisição ilegal de propriedade, insultar o código de vestimenta do país e de encorajar jovens à corrupção moral.

Desde então, a conta dela no Instagram foi deletada. Tabar passa a integrar uma longa lista de influenciadores e blogueiros iranianos punidos e perseguidos por violações às duras leis do país.

O Instagram é a única grande rede social permitida no Irã. Facebook, Twitter e Telegram foram oficialmente banidos lá.

A notícia sobre a prisão de Tabar gerou protestos na internet, com comentários irônicos dizendo que ela deveria ter se envolvido com crimes menos "incendiários", como assassinato e desvio de recursos públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES