Início dos jogos em Sochi desvia atenção de manifestações e ameaças

O presidente russo Vladimir Putin apostou sua reputação prometendo sediar uma Olimpíada segura e bem sucedida.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Olimpíadas de Inverno da Rússia começaram para valer neste sábado, primeiro dia de fato das competições, finalmente desviando os olhos do mundo das ameaças de militantes, uma lei "anti-propaganda gay" amplamente criticada e uma cerimônia de abertura que não correu de acordo com o roteiro.

Os Estados Unidos obtiveram o primeiro ouro no evento de slopestyle nas montanhas do Cáucaso, cerca de 40 quilômetros ao nordeste da cidade de Sochi, no Mar Negro, onde o principal parque olímpico está sediado.

O snowboarder norte-americano Sage Kotsenburg fez uma primeira volta quase impecável e venceu a prova de snowboard em meio ao som de rock e à dança dos torcedores, no dia de estreia da modalidade que visa atrair um público mais jovem aos Jogos de Inverno.

"Não tenho ideia do que está realmente acontecendo. É a coisa mais louca que já vi", disse Kotsenburg.

O presidente russo Vladimir Putin apostou sua reputação prometendo sediar uma Olimpíada segura e bem sucedida.

Cerca de 37 mil seguranças estão em alerta máximo em Sochi por conta das ameaças de grupos militantes islâmicos baseados na vizinha Chechênia, e em outras regiões do norte do Cáucaso, de atacar os Jogos entre os dias 7 e 23 de fevereiro, os mais caros de todos os tempos com um custo de 50 bilhões de dólares.

Analistas de segurança acreditam que um ataque é mais provável em outro local da Rússia para humilhar Putin, que desencadeou uma guerra para esmagar uma rebelião separatista chechena em 1999.

Dois homens-bomba mataram pelo menos 34 pessoas em dezembro em Volgogrado, 700 quilômetros ao nordeste de Sochi.

Agora que os Jogos estão em andamento, Putin espera que projetem a Rússia como uma potência ressurgente que finalmente se livrou dos grilhões do passado soviético.

A cerimônia de abertura, na noite de sexta-feira, buscou fazer exatamente isso, levando os espectadores em uma corrida pela história russa com números espetaculares criados em escala monumental.

A música de Pyotr Tchaikovsky, o romance "Guerra e Paz", de Leo Tolstói, o turbilhão da Revolução Russa e a pioneira exploração espacial soviética foram exibidos em velocidade estonteante diante dos 40 mil presentes e dos milhões que assistiam pela televisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES