Israel e Hamas oficializam cessar-fogo: “um diálogo sério sobre o conflito”

Anúncio foi feito pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, em conferência de imprensa.

Israel e Hamas oficializam cessar-fogo: "um diálogo sério sobre o conflito" | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Saúdo o cessar-fogo entre Gaza e Israel depois de 11 dias de hostilidades mortais", disse na madrugada desta sexta-feira (21) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, em conferência de imprensa.

O responsável máximo das Nações Unidas também pediu respeito pela trégua alcançada e lamentou as vítimas da guerra de décadas, que reacendeu há 11 dias. Guterres também sublinhou as duas partes a iniciarem um "diálogo sério para abordar a raiz do conflito". 

Já o presidente da Assembleia-geral da ONU, o turco Volkan Bozkir, referiu que o anúncio do cessar-fogo foi "tranquilizador", ainda que tenha chegado "tarde".

Israel e Hamas oficializam cessar-fogo população comemorou nas ruas- Foto: AFP

De Washington, o Presidente dos Estados Unidos, o democrata Biden, de que a Casa Branca continuará com a "silenciosa" e "incansável diplomacia" para resolver o conflito israelo-palestiniano.

O conflito recente já durava dez dias e foi considerado o mais violento dos últimos tempos. Pelo menos 244 pessoas morreram em decorrência dos confrontos, os mais afetados foram os palestinos — já que Gaza registrou 232 vítimas fatais. Israel registrou 12 mortes. Após o cessar-fogo, os palestinos foram para as ruas comemorar a trégua.

Nos últimos dias, a comunidade internacional vinha pressionando Israel, contudo, até então o país não havia respondido positivamente. O Egito intermediou o diálogo de trégua entre os dois países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES