Israel: Tumulto em festival religioso deixa 44 mortos

Várias pessoas foram pisoteadas, segundo autoridades. Evento para judeus ortodoxos reuniu cerca de 100 mil no norte do país, que começa a retomar festivais após controlar a pandemia.

Tumulto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 44 pessoas morreram esmagadas na sexta-feira (horário local, noite de quinta-feira no Brasil) em um festival religioso ultra-ortodoxo superlotado em Israel.

Mais de 100 pessoas ficaram feridas no caos onde dezenas de milhares se aglomeraram no túmulo da Galiléia do Rabino Shim Bar Yochai para as comemorações anuais de Lag B'Omer que incluem orações noturnas e dança.

Tumulto deixa 44 mortos em Israel (Foto: Reuters)

Testemunhas disseram que as pessoas foram asfixiadas e pisoteadas em uma passagem lotada de cerca de três metros de largura. Multidões lotaram a encosta do Monte Meron em desafio aos avisos para manter o distanciamento social contra o coronavírus.

Os médicos disseram que houve uma debandada na seção masculina do festival. As vítimas incluíram crianças. Alguns dos mortos ainda não foram identificados e familiares dos participantes do festival que ainda estavam desaparecidos ligaram para as rádios pedindo ajuda para encontrá-los.

Vários mortos ainda não foram identificados (Foto: Reuters)

"Íamos entrar para dançar e outras coisas e, de repente, vimos paramédicos (do serviço de ambulância) do MDA passando, como no meio de uma RCP em crianças", disse Shlomo Katz, 36, à Reuters. Ele então viu as ambulâncias saindo "uma após a outra".

Vídeos postados nas redes sociais mostraram homens ultraortodoxos escalando desesperadamente fendas em folhas de ferro corrugado rasgado para escapar do esmagamento. Corpos deitados em macas em um corredor, cobertos por cobertores de papel alumínio.

Um homem ferido deitado em uma cama de hospital descreveu aos repórteres como a confusão começou quando uma fila de pessoas na frente da multidão simplesmente desabou.

'PESSOAS MORRERAM NA FRENTE DOS MEUS OLHOS'

"Formou-se uma pirâmide de uma em cima da outra. As pessoas empilharam-se umas em cima das outras. Eu estava na segunda fila. As pessoas na primeira fila - vi pessoas morrerem diante dos meus olhos", disse ele.

As pessoas que permaneceram no local durante a noite questionaram como a situação saiu de controle tão rapidamente, embora houvesse preocupação durante anos com os riscos à segurança no evento anual. Os líderes religiosos pediram uma investigação para descobrir se houve alguma má conduta policial relacionada à tragédia.

Um porta-voz da polícia disse que a capacidade geral do Monte Meron era semelhante à dos anos anteriores, mas que desta vez as áreas para fogueiras foram divididas por precaução do COVID-19. Isso pode ter criado pontos de estrangulamento inesperados no tráfego pedonal, disse a mídia israelense.

Um peregrino que deu seu nome como Yitzhak disse ao Canal 12 da TV: "Achamos que talvez houvesse um alerta (de bomba) sobre um pacote suspeito. Ninguém imaginava que isso poderia acontecer aqui. Alegria se tornou luto, uma grande luz se tornou uma escuridão profunda.

"Rabbi Shimon costumava dizer que ele poderia absolver o mundo ... Se ele não conseguiu cancelar este édito no próprio dia de sua exaltação, então precisamos fazer um verdadeiro exame de consciência."

Helicópteros transportaram feridos para hospitais e os militares disseram que as tropas de busca e resgate foram embaralhadas. Com o local limpo, a equipe de resgate desabou contra as grades, alguns chorando enquanto seus colegas os confortavam.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu visitou o local e no Twitter falou de um "desastre pesado", acrescentando: "Estamos todos orando pelo bem-estar das vítimas". Os Estados Unidos e a União Europeia apresentaram condolências. Enquanto a equipe de resgate tentava libertar as vítimas, a polícia fechou o local e ordenou que os religiosos saíssem. 

O túmulo do Monte Meron é considerado um dos locais mais sagrados do mundo judaico e é um local de peregrinação anual. O evento foi um dos maiores encontros em Israel desde o início da pandemia do coronavírus, há mais de um ano.

As fogueiras privadas no Monte Meron foram proibidas no ano passado devido às restrições do coronavírus. Mas as medidas de bloqueio foram facilitadas este ano em meio ao rápido programa de vacinação COVID-19 de Israel, que viu mais de 54% da população totalmente vacinada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES